HUGV promove Semana de Segurança do Paciente até esta sexta (14)
O Hospital Universitário Getulio Vargas realiza, até o dia 14 de novembro, a Semana de Segurança do Paciente do HUGV, com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde para as ações que estão sendo implantadas no Hospital. O termo Segurança do Paciente designa um conjunto de estratégias voltadas à redução de riscos desnecessários dos usuários de serviços médicos e hospitalares, originários por erros potencialmente evitáveis.
O sucesso da abertura foi garantido por uma apresentação na qual, com bom humor e criatividade, foram reproduzidas peças de curta duração retratando situações rotineiras num hospital. A proposta foi mostrar os possíveis problemas que podem acontecer e quais são os procedimentos simples para preveni-los.
Desde o lançamento do Programa de Segurança do Paciente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, todos os países signatários, dentre eles o Brasil, se comprometeram a propor metas de melhoria. Isso levou o Ministério da Saúde a lançar, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, por meio da Portaria Nº 529/2013. O Programa estabelece estratégias para proteção dos pacientes embasadas em pesquisas de natureza observacional e experimental, as quais comprovam sua efetividade na prevenção de eventos adversos graves e mortalidade intra-hospitalar, reduzindo significativamente tais riscos.
Temática
O evento, coordenado pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) do HUGV, tem diversas ações, tais como apresentações teatrais, palestras, sessões de cinema e distribuição de material informativo relacionado às atividades de segurança das seis metas implantadas no Hospital: protocolos de identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos e prevenção de quedas.
A responsável pelo SVSSP, farmacêutica Taís Galvão, lembra que este evento foi planejado para, da forma mais lúdica possível, despertar o interesse no assunto. “Inicialmente pensamos em um evento formal, com palestras e cursos em um auditório, mas vimos que não era este o momento. Percebemos que este seria o momento de disseminar, sensibilizar as pessoas e descentralizar a informação. Por isso estamos realizando a abertura do evento aqui no corredor do hospital, e depois vamos levá-lo a todos os setores do hospital, para que os servidores saibam o que já se está fazendo na segurança do paciente, e possam colaborar com sugestões e experiências”, concluiu Taís.