Inicia a VI Semana de Engenharia Florestal

Mesa de abertura da Semana de Engenharia FlorestalMesa de abertura da Semana de Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal realizou nesta segunda, 27, no auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a abertura da VI Semana de Engenharia Florestal e do I Workshop científico sobre Engenharia Florestal na Amazônia – Perspectivas, Inovações e Desenvolvimento de competências.

Participaram da mesa de abertura o diretor da FCA, professor Néliton Marques, a coordenadora do evento, professora Rosana Barbosa de Castro Lopes, a chefe do Departamento do curso de Engenharia Florestal, Marciléia Couteiro Lopes, e a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), Kamila Botelho do Amaral.

A secretária do Meio Ambiente do Amazonas, Kamila Botelho, ressaltou a importância do evento para a melhoria da formação profissional no estado e desejou ao público uma boa semana.

A chefe do Departamento do curso de Engenharia Florestal, Marciléia Couteiro, destacou a participação dos estudantes na realização da Semana, principalmente os do PET/Florestal, junto com o corpo docente do curso. “A participação dos alunos foi importante para que realizássemos esse evento. A contribuição foi importante porque é um evento grande e sem a ajuda de todos não conseguiríamos realizá-lo”, destacou a professora Marciléia.

A coordenadora, professora Rosana Barbosa, disse que o evento científico tem como objetivo discutir a pesquisa, a inovação, a tecnologia e p desenvolvimento de competência. “O evento é bom para despertar nos estudantes e profissionais da Engenharia Florestal conteúdos de pesquisas, inovação, tecnologia e desenvolvimento de competências. Nós não formamos somente profissionais para pesquisa. Formamos também o empreendedor para atuar no mercado; e é fundamental que esse profissional tenha a formação adequada”, explicou a professora.

O diretor da FCA, Néliton Marques, ressaltou a participação de todos, mesmo sendo ponto facultativo na Ufam, nesta segunda. Disse que a direção da Faculdade apoia eventos que discutem, de forma científica, as questões ambientais da Amazônia. E, afirmou: “O caminho para o processo de lidar com o meio ambiente só ocorre por meio do conhecimento. Este é um evento importante para a formação de profissionais competentes”, ressaltou o diretor da FCA, Néliton Marques.

O estudante finalista do curso de Engenharia Florestal, Luiz André Neves, disse que o evento melhora o conceito do curso e é fundamental que ocorra porque desperta ao estudante para novos conhecimentos. “É fundamental que ocorra esse tipo de evento, porque na graduação nós não temos tantas informações concentradas. O evento melhora o conceito do curso e acrescenta novos conhecimentos”, destacou o estudante, Luiz André.