Movimentos Sociais e Políticas Públicas são tema de encontro na Ufam

Coro Universitário apresenta música com temas amazônicosCoro Universitário apresenta música com temas amazônicosA interação humana é o objeto de estudo do ramo social da ciência do comportamento, a Psicologia Social.  Interessada em estabelecer um contato com a sociologia, esse segmento da psicologia se envolve com as questões das relações de um determinado grupo social. A partir desse entendimento é que a Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso realiza encontros regionais para discutir questões pertinentes à sociedade, como direitos humanos, espaços de controle, entre outros.

Com objetivo claro de fugir da visão estereotipada sobre Amazônia , segundo a qual a região foi historicamente denominada de “inferno verde” , “pulmão do mundo”, é que profissionais, acadêmicos da Psicologia e outros atores sociais das regiões Norte e Nordeste se reúnem na Ufam para participar da terceira edição do Encontro Regional N-Ne da Abrapso que apresenta com tema norteador das discussões “Movimentos Sociais e Políticas Públicas: construções entre saberes e práticas".

Mesa de abertura Mesa de abertura À mesa de abertura estavam a professora Iolete Ribeiro, diretora da Faculdade de Psicologia, os coordenadores das regiões Norte e Nordeste Leandro Neves e Nelson Junior, respectivamente, o presidente da Abrapso Aluísio Lima, a coordenadora do Núcleo Manaus Fernanda Silva e o presidente da Comissão Organizadora professor Marcelo Calegare.

Para a Abrapso, esse cenário nos convoca à multiplicidade de olhares sobre os objetos, acontecimentos, campos de atuação e fazeres da Psicologia Social. "E, nesse sentido, somos impelidos à busca de parcerias com diferentes campos de saberes/práticas, colaborando na interlocução entre movimentos sociais e universidades, que nos tragam novos e criativos horizontes à uma atuação profissional crítica e libertária, que nos faça trabalhar junto aos distintos atores e atrizes sociais. Assim, a Psicologia Social se encontra diante do desafio de trazer suas contribuições para temáticas e problemas apresentados pela sociedade, fazendo isso em aliança com outras vozes/saberes, especialmente a dos movimentos sociais", destaca Aluísio Ferreira de Lima, presidente da Abrapso.

A conferência de abertura do 3º Encontro N-Ne da Abrapso ocorreu na última quinta (23) no auditório Samaúma, setor Sul da Ufam. A palestra de abertura foi ministradaa por Jaime Diakara, da etnia Dessana, com o tema Cosmologia Dessana. O Coro Universitário da Ufam também se fez presente e realizou apresentação cultural.