HUGV promove dia especial no Outubro Rosa

Foi um grande sucesso a Edição do Outubro Rosa do Hospital Universitário Getúlio Vargas, ocorrida no último dia 18 de outubro. No total foram atendidas 130 mulheres e realizadas 93 coletas de preventivos.

O Serviço de Ginecologia do HUGV/AAL com a colaboração da Coordenação do Ambulatório Araújo Lima, Serviço de Psicologia Organizacional e Superintendência do HUGV, mobilizaram uma equipe de preceptores, residentes e internos de ginecologia, além da equipe de enfermagem e técnicos administrativos para atender a população, realizando o exame clínico de mamas e coleta de exame de preventivo. A Secretaria Municipal de Saúde participou do evento disponibilizando o Laboratório para análise dos preventivos. Estava previsto inicialmente o atendimento de 80 mulheres, mas a procura foi intensa e o número ampliado para 130.

O objetivo principal desta ação foi oportunizar as mulheres informações sobre prevenção e a necessidade de realizarem o exame clínico das mamas na busca de lesões suspeitas, aproveitando-se esse momento para orientá-las quanto a forma certa do auto exame de mamas e a época correta de ser realizar a mamografia e ainda coletar o exame de preventivo da mesma forma orientando-as quanto a importância e periodicidade do exame.

Com o resultado dos exames espera-se identificar as pacientes que apresentaram alguma lesão suspeita na mama ou no preventivo, convocá-las e assim poder dar continuidade ao seu tratamento no próprio HUGV, e desta forma com diagnósticos precoces oportunizar um melhor prognóstico.

Dra. Ione BrumDra. Ione BrumSegundo a Dra. Ione Brum, chefe do Serviço de Ginecologia, esta atividade além do cunho humanitário, pois foi um trabalho voluntário realizados por médicos no dia em que se comemora o seu dia: 18 de outubro, foi ação muito importante para sensibilizar os residentes (futuros ginecologistas) e os internos ( acadêmicos de medicina e futuros médicos) da necessidade deste tema considerando-o como de saúde pública. O nosso Estado é o que apresenta o maior número de casos, e cada vez em idades mais precoces.

Para a paciente Miriam Silva Caranha, 51 anos, “foi ótimo fazer o preventivo, principalmente por que foi realizado por médicos com experiência no assunto.” Já para a paciente Sabrina da Silva Vieira, 27 anos, todo o atendimento foi ótimo “fui bem recebida, bem acolhida, me senti segura na mão dos médicos.”

Como o evento foi muito procurado, a Coordenação do Ambulatório, estuda a possibilidade de realizar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, outras formas de atender a população no que diz respeito à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable