Ufam participa dos Jogos Universitários Brasileiros

Na 62ª edição, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é o maior evento esportivo da América Latina. Cerca de 4.500 pessoas, entre atletas, técnicos e organizadores, estarão em Aracaju (SE), entre os dias 30 de outubro a 9 de novembro, competindo em 11 modalidades esportivas. A participação de 28 atletas de diferentes cursos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pode garantir medalhas nos Jogos.

Os atletas que irão  competir estão com grandes expectativas de ganhar medalhas. Para a representante da modalidade de Xadrez e aluna do 2º período do curso de Engenharia de Produção, Gláucia Nadine Nascimento, 20, a Ufam terá a oportunidade de mostrar que temos capacidade para competir nesse tipo de modalidade. Entretanto, a expectativa da equipe é trazer medalhas, pois estamos treinando diariamente e sempre colocando estratégias do xadrez em pratica, comenta.

Na última edição do JUBs, a equipe de basquetebol da Ufam ficou na quinta  colocação e, para este ano, a pretensão é ficar entre os primeiros colocados. Essa é a meta da equipe de Basquetebol. É o que diz o aluno do 8º período do curso de Educação Física, Thiago Leite Silva, 21, que participa pela segunda vez dos Jogos.

Segundo ele, desde o inicio do ano, a equipe vem realizando treinamentos diários com o foco para a segunda Divisão. Trazer uma medalha será o resultado de nosso esforço, disse o atleta.

Para a coordenadora dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Amazonas (JUUFAM), Clélia Santos, este ano, a Ufam participa com 28 atletas em diferentes modalidades, como: Basquete, Futsal , xadrez e outros. Segundo ela, alguns atletas classificados nos Juffam não poderão participar dos Jogos em razão do baixo rendimento escolar.

Para os nossos atletas é de grande importância vivenciar tanto a questão social  quanto a própria competição em si, pois a troca de conhecimento em termos estratégicos em nível tático das modalidade faz a diferença, finaliza a coordenadora.