Professora ministra palestra sobre crime e punição

Professora Marilene da Silva, da UERJProfessora Marilene da Silva, da UERJRelatando sua experiência através da pesquisa “O discurso político-jurídico da prisão 1830-1940”, a professora Marilene Rosa Nogueira da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, ministrou palestra com o tema “A Imagem e seus ditos: em foco, a Galeria dos Condenados da Corte”  aos alunos do Programa de Pós-graduação de História na última quarta (22).

A professora trouxe para debate questões sobre Punição e Controle, que tem a preocupação acadêmica e social de refletir sobre os espaços da punição e seus discursos. Pensando: ‘Para quem a Casa de Correção é direcionada?’ E qual sua funcionalidade?’.  A Casa de Correção segundo as fontes e a historiografia sobre o assunto é o lócus de reeducação dos marginalizados da sociedade imperial. “Nesses tempos o pensamento era de que o crime é doença”, pontua a professora.

Marilene da Silva também incentivou os discentes a se aventurar pelos caminhos incertos da pesquisa: “Pensar dói, é um exercício de se quebrar por dentro, um eterno estado de inquietação. A pesquisa é também abandonar caminhos pré-definidos e seguir outros. Existem inúmeras possibilidades e, assim, surgem novas matrizes discursivas”.