Semana de Ciência e Tecnologia reúne quase 2 mil inscritos em Itacoatiara

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) com o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) promoveram, até última sexta-feira, (17), uma série de atividades em virtude da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano teve como tema  'Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social'.

A Semana em Itacoatiara conquista espaço e a cada ano atrai mais e mais pessoas. A principal finalidade do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O evento, cuja abertura aconteceu no dia 13 pretendeu mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do País, possibilitando, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Entre as atividades promovidas durante a Semana, contabilizam-se oficinas, mini cursos e palestras, apresentações de experimentos químicos, físicos e biológicos, exposição de arte, música e dança, exposição de banners, competições desportivas e muitas outras atividades.

O diretor do ICET, professor Fábio Ferreira comenta sobre o número de inscritos e a oportunidade de a comunidade universitária de Itacoatiara ter contato com palestrantes de outros estados. “Neste ano contamos com uma boa marca de inscritos que somam mais de 1800, e este número reflete em grande parte a qualidade dos palestrantes dentre os quais estão conferencista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) da UEA, do CETAM e outros advindos das Universidades Federais de Viçosa, de Santa Mara de São Paulo, do Maranhão, do Mato Grosso e várias outras instituições que vieram abrilhantar o evento”, explicou.

O coordenador da Semana no ICET, professor Leandro Souza conta que a ideia do evento “é estimular as crianças, adolescentes e jovens a desde cedo estarem envolvidos com as questões científicas, apresentar projetos, conhecer pesquisadores e proporcionar a comunidade em geral a chance de conhecer a ciência e abrir os caminhos para a construção do conhecimento científico”, finalizou.