X Simpósio Nacional de Geomorfologia da Ufam ocorre nesta semana

Anice EstevesAnice Esteves

A União da Geomorfologia Brasileira (UGB), o Departamento de Geografia e o Programa de Pós-graduação de Geografia da Ufam e, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram no domingo, 19, a abertura do X Sinageo  2014 “Geomorfologia, ambiente e sustentabilidade”, no auditório da reitoria da UEA. O evento ocorre até o dia 22, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e está programado palestras, minicursos e exposição de painéis e apresentações orais que ocorrem no Centro de Convivência.

A mesa de abertura foi composta pelo Pró-reitor de Ensino de Graduação, Lucídio Rocha, representando a reitora da Ufam, pela professora Neliane Alves representante da UEA, professor Marcos Castro de Lima, chefe do departamento de Geografia, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Ufam, Amélia Regina Batista, o presidente da IAG, vice-reitor da Sorbone e reitor da Sorbone de Abu Dabhi, Eric Fouache, o presidente da UGB, André Salgado e o coordenador do Evento, professor do curso de Geografia da Ufam, Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira.

Em seguida o professor Eric Fouache proferiu conferência de abertura intitulada “O papel da IAG na Geomorfologia”. Logo depois o professor da Universidade Federal do Paraná, João José Bigarella foi homenageado e também proferiu palestra.

O Sinageo é um evento itinerante e Manaus foi escolhida para sediar a X edição há dois anos no último evento, ocorrido no Rio de Janeiro. Desde 1996 ocorre o evento de dois em dois anos e é a primeira vez que é sediado no norte do Brasil. São mais de 440 participantes inscritos de todo o Brasil, que vão participar de minicursos, palestras, apresentações orais e exposição de painéis. “É importante realizar um evento desse porte pelo fato de reforçar o conhecimento da Geomorfologia, mas também pelo fato de estarmos trazendo nomes de peso da área, são 42 palestrantes, e também a interação com outras universidades”, explicou o coordenador Fábio Guimarães.

minicursominicursoNesta segunda-feira, 20, de 8 às 12h, iniciaram três minicursos. No auditório Rio Negro, no ICHL, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Anice Esteves Afonso, ministrou o minicurso “Geomorfologia na formação de professores de Geografia e no ensino básico”. No auditório Rio Solimões, também no ICHL, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fábio Oliveira, ministrou o minicurso “Lateritas e evolução da paisagem”. E, na sala de aula de número 13 do ICHL, o professor Rogério Uagoda, da Universidade de Brasília (UNB), ministrou o minicurso “Mensuração de processos Hidro-geomorfológicos”.

       

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable