Apresentação do CONIC no ICET ‘demonstra fortalecimento da graduação’

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) realizou em consonância com a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a apresentação dos trabalhos no Congresso de Iniciação Científica (CONIC 2013-2014).

Ao todo, 81 trabalhos foram avaliados pelo comitê científico local e avaliadores externos durante os dois dias de apresentação. As avaliações dos alunos, dentre outros critérios, auxiliam o comitê a escolher o melhor trabalho, onde o aluno e orientador recebem a menção honrosa e aluno ainda é contemplado com uma passagem aérea para participar de um evento científico em qualquer estado brasileiro.

Foram mais de 8 horas de avaliação entre apresentações orais e de exposição de cartazes que demonstraram um alto nível de preparação dos alunos, garante o avaliador externo que é oriundo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o professor doutor Gabriel de Souza. “Foi uma experiência excelente ter encontrado trabalhos muito bons, tanto na parte de exatas, quanto biológicas e agrárias, o que demonstra um grande fortalecimento da graduação”, comentou.

Gabriel que já foi professor do ICET, conta que é testemunha ocular do desenvolvimento dos trabalhos no Instituto. “Eu acompanhei na época que estava aqui e até agora um crescimento vertiginoso na quantidade e qualidade dos trabalhos que estão sendo apresentados que são cada vez melhores”, garantiu.

O coordenador do CONIC no ICET, professor doutor Gustavo Hattori, conta que foram avaliados os trabalhos que finalizaram no último mês de julho. “O avaliadores externos e o pessoal do comitê científico local estão fazendo a avaliação se foram cumpridas as metas, os objetivos e o conhecimento dos alunos em torno da temática dos projetos que desenvolveram ao longo dos doze meses do PIBIC”, explicou.

Sobre o CONIC

O CONIC 2013-2014 (Congresso de Iniciação Científica da UFAM) é um evento anual e faz parte da avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de acordo com agências de fomentos a pesquisa como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (FAPEAM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).