Alunos do Colégio Pitágoras, unidade Pitinga, conheceram a UFAM no último dia 13 pelo Programa VIP

Apesar da chuva forte que caiu na manhã do último dia 13/10, os alunos do 3º ano do Colégio Pitágoras, unidade Pitinga, puderam conhecer alguns laboratórios da Faculdade de Ciências Agrárias – FCA, do Instituto de Ciências Biológicas – ICB, do Instituto da Computação – ICOMP, e passearam pela exposição permanente no Departamento de Geociências.

A visita começou como de costume com a apresentação do auditório Eulálio chaves no setor Sul da UFAM. Guiados pela coordenadora do Programa, professora Célia Carvalho, pelos Técnicos-administrativos em Educação, Jairo Ferraz e Sebastião Simplício, e pela bolsista Isabelle Sarges, do curso de Engenharia da produção, os visitantes foram levados à conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia do Pescado (FCA), passando posteriormente ao Laboratório de Ictiologia, também na FCA, onde conheceram diversas espécies de peixes catalogados pelo laboratório. Encerrando a visita nos laboratórios da FCA os finalistas puderam aprender um pouco sobre dissecação vegetal no Laboratório de Botânica Agroflorestal (LABAF).

No ICB os alunos conheceram um pouco sobre tecidos animais e puderam visualizar uma amostra de tecido humano no Laboratório de Microscopia. Depois foram conhecer o Laboratório de Histologia, para logo em seguida adentrar o Laboratório de Anatomia, laboratório este, tanto almejado pelos visitantes que conhecem a UFAM pelo programa VIP.

Encerrada a visita no setor Sul foi a vez dos visitantes conhecerem o setor Norte da UFAM.

Na chegada ao setor Norte os acadêmicos foram recebidos na sala do Programa, que funciona na sala 4 do Centro de Convivência, para então terem a palestra de apresentação da UFAM.

Após conhecerem o Centro de Convivência os alunos foram levados ao Instituto de Ciências Exatas (ICE) onde visitaram a exposição permanente do Departamento de Geociências. Lá conheceram algumas amostras de pedras e fósseis catalogados pelo departamento.

O encerramento da visita se deu no Laboratório de Sistemas Inteligentes do Instituto de Computação – ICOMP. No local os finalistas do Colégio Pitágoras foram apresentados ao trabalhos desenvolvidos no campo da inteligência robótica.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Pitágoras, Unidade Pitinga, Diana Greyce, a visita foi muito elucidativa aos alunos que ainda se encontram em dúvida sobre qual curso escolher nos processos seletivos: “Gostei muito da visita porque dá oportunidade aos alunos para decidirem o que eles querem fazer. E se eles têm dúvidas podem questionar aos profissionais da área para que possam escolher no que eles vão atuar daqui a alguns anos. Fizemos também uma visita pelo VIP em 2013 e dos alunos que visitaram no ano anterior cinco ingressaram na UFAM este ano”.

Já a aluna do 3º ano, Isabela Souza, se admira com o tamanho da instituição e com a paixão dos profissionais pela área nas quais trabalham: “Quero fazer Direito ou como segunda opção história. Mas os outros cursos que conhecemos nesta visita são muito interessante. Antes da visita a gente imagina uma coisa e quando chega aqui vê algo totalmente diferente. Aqui é muito grande. O que chama a atenção também é a paixão com que são apresentados os laboratórios pelos seus responsáveis”.

O aluno Raylson Santana, também do 3º anos, gostou de conhecer melhor a UFAM: “A visita está sendo ótima por que nos ajuda a saber mais a respeito da universidade e contribui para o conhecimento a respeito dos cursos existentes na UFAM, além de tirar as dúvidas que recaem sobre a gente quanto à escolha do curso que faremos no próximo ano”.

A próxima visita pelo Programa VIP acontece no dia 15 de outubro com os alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Administração do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, Campus Tabatinga.