Engenharia de Alimentos realiza Simpósio durante esta semana

Solenidade de abertura do I Simpósio de Engenharia de Alimentos da FCASolenidade de abertura do I Simpósio de Engenharia de Alimentos da FCA

O Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos (CAEA) e a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) realizaram nesta terça-feira, 14, a abertura do I Simpósio de Engenharia de Alimentos e a I Semana Acadêmica do curso. A abertura contou com a participação do diretor do Departamento de Programas Acadêmicos da Proeg, professor Francisco Adilson dos Santos Hara, representando a reitora da Ufam, do diretor da FCA, Néliton Marques, da coordenadora do evento, professora Edivânia dos Santos Schropfer e a professora do curso Maristela Martins.

O professor Francisco Hara, representando a reitora no evento, desejou a todos uma boa semana e afirmou que é sempre importante realizar eventos desse tipo para que os estudantes tenham acesso a conteúdos que, geralmente, não são ministrados em sala de aula. “Como o curso de Engenharia de Alimentos é novo na FCA e na Ufam, ainda está se estruturando, é importante criar alternativas de conhecimento, de atividades, voltados para o ensino-aprendizado dos alunos. Eventos que abordem atividades técnico-científicas agregam conhecimento ao corpo discente. Esse primeiro evento marca o início de muitos outros que virão e desperta o interesse dos alunos por atividades curriculares complementares. É nesses eventos que surgem discussões que resultam em processo de mudança curricular e outras adequações que melhoram o curso” afirmou o diretor do Departamento de Programas Acadêmicos da Proeg, Francisco Hara.

Coordenadora do I Simpósio de Engenharia de Alimentos, Edivânia SchropferCoordenadora do I Simpósio de Engenharia de Alimentos, Edivânia SchropferA coordenadora do evento, professora do curso de Engenharia de Alimentos, Edivânia dos Santos Schropfer, explicou que o primeiro evento do curso marca o início dos muitos eventos que a coordenação do curso pretende realizar nos próximos anos. “O curso de Engenharia é o mais recente criado na FCA. Ainda não formamos a primeira turma, foi criado em 2012, por isso este I Simpósio e a I Semana Acadêmica inauguram o primeiro evento. O objetivo da realização do Simpósio e da Semana é trazer as empresas e a comunidade externa para a Universidade e oportunizar aos estudantes ter contato com o mercado de trabalho. É uma maneira de estimular os estudantes e também mostrar para a comunidade local que existe o curso, que tem profissionais que vão estar em breve no mercado de trabalho. Temos muitas indústrias de alimentos na região e muitas vezes seus dirigentes nem sabem que existe o curso. É uma oportunidade de integrar as empresas, a comunidade, com a Universidade” disse a professora Edivânia dos Santos.

Diretor da FCA, Néliton MarquesDiretor da FCA, Néliton Marques

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Néliton Marques, disse que a direção da FCA apoia eventos dessa natureza, por entender o quanto o evento contribui para requalificar os alunos. “É a oportunidade que os nossos alunos têm de acessar novos conhecimentos, novas leituras, novas compreensões, com palestrantes externos. Por isso priorizamos trazer profissionais qualificados que trazem novas visões. Apoiamos eventos que agregam conhecimentos para nossos estudantes”, ressaltou o diretor Néliton Marques.

Logo após o encerramento da solenidade de abertura do Simpósio, a professora do curso de Engenharia de Alimentos da Ufam, Maristela Martins, Professora Maristela Martins proferiu palestra sobre a castanha da Amazônia.Professora Maristela Martins proferiu palestra sobre a castanha da Amazônia.proferiu a palestra “Castanha da Amazônia”, onde explicou todo o processo produtivo da castanha. A palestrante abordou a forma em que os extrativistas colhem a castanha até a comercialização. “O processo é longo. Da colheita, realizada pelos trabalhadores na floresta, até chegar ao mercado o produto passa por vários momentos de processamento e sofre a ação do clima”, explicou a palestrante, Maristela Martins.