ICB realiza II Semana Acadêmica

Abertura da II Semana Acadêmica do ICBAbertura da II Semana Acadêmica do ICB

O Instituto de Ciências Biológicas realizou a abertura da II Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas. A II Semana agrega três semanas de cursos de graduação do ICB, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais. A abertura ocorreu no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias, no setor Sul do campus e contou com a participação de grande público.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor do Departamento de Programas Acadêmicos da Proeg, professor Francisco Adilson dos Santos Hara, que representou a reitora, Márcia Perales Mendes Silva, e o pró-reitor de Ensino de Graduação, Lucídio Rocha, pela diretora do ICB, Sônia Maria da Silva Carvalho, pela diretora/presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professora Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, pelo coordenador da IV Semana Acadêmica de Biotecnologia, professor Carlos Henrique Schneider, pela coordenadora da XXVII Semana Acadêmica de Biologia, professora Juliana de Souza Araújo e pela coordenadora da VI Semana Acadêmica de Ciências Naturais, professora Ana Claudia Maquiné.

Os coordenadores dos cursos do ICB resolveram reunir todas as Semanas  Acadêmicas numa única, tradicionalmente na Universidade os cursos realizam suas Semanas individualmente, com o objetivo de agregar mais conhecimento a um número maior de estudantes. São três temas que serão discutidos ao longo desta semana (13 a 17). “Perigos que rondam o futuro da Amazônia” tema da XVII Semana do curso de Biologia, “Embates e Biossoluções”, tema da IV Semana Acadêmica de Biotecnologia e “Limites e possibilidades de ensinar no contexto Amazônico” tema da VI Semana do curso de Ciências Naturais. Essa configuração teve início no ano passado e promove o inter-relacionamento de conhecimento.

Diretora do ICB, Sônia CarvalhoDiretora do ICB, Sônia Carvalho

A diretora do ICB, Sônia Carvalho, ressaltou o formato do evento que reúne três Semanas em uma. “Temos três Semanas reunidas em um único evento. Os cursos de Biologia, de Biotecnologia e de Ciências Naturais apresentam três temas diferentes. A temática da II Semana Acadêmica gira em torno desses temas. Isso agrega novos conhecimentos aos estudantes e diversifica as informações. Reunimos vários palestrantes de três áreas do conhecimento para possibilitar aos alunos obterem informações distintas e melhorar a formação. Estamos semeando ciência na educação”, afirmou a diretora Sônia Carvalho.

O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, professor Hélder Eterno da Silveira, proferiu a palestra de abertura do evento intitulada “Ensino no Hélder da Silveira, proferiu palestra de aberturaHélder da Silveira, proferiu palestra de aberturaBrasil: Panorama atual”. O professor afirmou que não existe crise na educação brasileira, mas sim uma crise de valores. “Não existe crise na educação brasileira. O que existe é uma crise de valores. Existe uma marginalização do ser humano. Que cidadania estamos preparando para as novas gerações? É de responsabilidade da universidade brasileira solucionar a crise de valores. É fundamental a valorização do magistério para se  construir a cidadania. A educação básica sofre por causa da falta de políticas públicas, o que atrapalha o desenvolvimento do estudante nos níveis posteriores” ressaltou Hélder da Silveira.