Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 mobiliza comunidade acadêmica em Itacoatiara

Na 11ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é ‘Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social’, mobiliza comunidade acadêmica de Itacoatiara que teve solenidade de abertura no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de Itacoatiara nesta segunda-feira (13).

Na ocasião, o reitor em exercício, professor Hedinaldo Lima, presidiu  a solenidade de abertura que contou com a participação do diretor do ICET, professor Fábio Ferreira, do Prefeito dos Campi, professor Atlas Barcelar, da Pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Maria do Socorro Chaves, que proferiu a palestra de abertura da Semana, o representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Luiz Antonio Pinto, o representante do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), professor Leonardo Monteiro, representante da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT) e  da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), professora Luzia Rodrigues, representante da Coordenadoria das Escolas Estaduais, professor Claudemilson de Oliveira, e a Secretária Municipal de Educação, professora Ester Figueiredo.

O Reitor em exercício, professor Hedinaldo Lima, enfatizou o tema da semana: “A ciência e a tecnologia devem vir para tornar a sociedade melhor e mais justa, fundamentada em valores éticos e não apenas trazer ganhos econômicos. É fundamental ainda ressaltar o papel das instituições (CETAM, UEA e UFAM) que se irmanaram em prol de tão grande causa”.

O diretor do ICET, professor Fábio Ferreira, lembrou sobre o crescimento da Semana de C&T em Itacoatiara com sua primeira edição realizada no ICET em 2007: “É com muito orgulho que celebramos mais uma abertura da SNCT em Itacoatiara, que neste ano, conta com mais de 1800 inscritos. Este número que só cresce a cada ano, foi fruto do árduo trabalho da comissão organizadora composta pelas três instituições (CETAM, UEA e UFAM) e do inegável apoio das agências financiadoras (FAPEAM e CNPq)”, comentou.

Durante a cerimônia aconteceram também apresentações culturais que valorizaram os talentos do município. A SNCT em Itacoatiara é resultado da parceria entre a Ufam, o CETAM e a UEA.

Sobre o evento

A SNCT em Itacoatiara ocorre até o dia 17 de outubro e agrega o 6º Simpósio Interinstitucional CETAM, UEA e UFAM, a 8ª Semana de Informática – CESIT/UEA, a 6ª Semana de Engenharia Florestal, a 2ª Semana de Saúde Coletiva e o 2º Encontro de Educação Técnica do Estado do Amazonas e outros eventos integrados.

O evento é multi e interdisciplinar e objetiva mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.