Professor apresenta considerações sobre os estádios para megaeventos em Lisboa

A Arquitetura é a marca definitiva da ação do homem sobre o ambiente. Ela torna-se, sem dúvida, o lugar privilegiado que congrega referências de um tempo significativo: como memória viva das culturas que a produziram, celebra os acontecimentos e as instituições importantes e, ao mesmo tempo, traduz uma visão do universo que impõe ao espaço indiferenciado a ordem humana traduzida por um modo específico de estar e de ser. Nesse sentido é que diversas instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo se reúnem em Lisboa para discutir “Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar: arquitetura e urbanismo na geografia e na cultura" de 13 a 17 de outubro no O 3º Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa.

Para discutir e apresentar questões regionais no contexto amazônico e também sobre as alterações urbanas no que se refere aos estádios construídos para megaeventos, o professor Marcelo Cereto, integrante do corpo docente da Ufam, participa do seminário internacional.

Professor Marcos CeretoProfessor Marcos Cereto

Em Lisboa, onde será realizado o 3º Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa , Marcos Cereto apresenta o trabalho “Regionalidade e Padronização: considerações sobre os estádios para Megaeventos” e depois participa do workshop “CIDADE PÚBLICA / cidade privada – A Cidade pensada a partir da experiência do Espaço Público”

Em Seul durante evento que discutiu Arquitetura Moderna, o professor apresentou seu trabalho de pesquisa de doutorado, que investiga as obras do arquiteto Severiano Porto, cuja obra, desenvolvida principalmente em Manaus, foi nacionalmente reconhecida e premiada. “O autor do projeto do Estádio Vivaldo Lima recebeu dois prêmios pelo Instituto de Arquitetos do Brasil por esse trabalho: o primeiro quando o apresentou, em 1965, e o segundo após a inauguração, em 1971”, lembra o professor Cereto.