IV Simpósio Amazônico do Autismo discute inclusão

Apresentação de pesquisasApresentação de pesquisas

A mesa-redonda “A contribuição das Associações de Autismo no estado do Amazonas” marcou as discussões no terceiro dia do IV Simpósio Amazônico do Autismo. Os representantes das Associações de Autismo do Amazonas e do Brasil fizeram relatos de suas experiências na formação das Associações e o trabalho do dia a dia.

Os representantes das Associações relataram as dificuldades de se manter as entidades e como o poder público negligencia o atendimento das pessoas portadora do autismo. As Associações surgiram por iniciativa de pais que buscavam tratamento para os filhos e não encontravam na rede pública. As dificuldades para tratamento levaram pais a buscarem informações sobre criação de associações e incentivar iniciativas para tratamento.

A coordenadora do evento, professora da Faculdade de Educação, Maria Almerinda de Souza Matos, em sua fala, contou as dificuldades para manter  entidades que trabalham com portadores do autismo. “O aparecimento de muitas crianças com autismo despertou o interesse pelo conhecimento desse distúrbio. Muitas pesquisas surgiram na academia. A produção de conhecimento contribuiu muito para construção de novas metodologias de tratamento”, disse a coordenadora Maria Almerinda.

“Esse é o quarto evento que realizamos. Estou feliz pelo grande número de participantes. Foram inscritos 52 trabalhos com enfoque na educação. São Coordenadora do evento professora Maria AlmerindaCoordenadora do evento professora Maria Almerindatrabalhos de pesquisa de estudantes da graduação e da pós-graduação. Recebemos inscrições de estudantes de outros estados e dos campi do interior interessados em mostrar seus trabalhos no evento. Nos últimos eventos demos maior enfoque na área de saúde com a apresentação de profissionais da área. Neste IV Simpósio optamos por dar mais atenção à formação de profissionais e a pesquisa. Trouxemos palestrantes que atuam na área da educação, na formação de profissionais e que tenham desenvolvido pesquisas sobre o autismo. É importante formar profissionais na área da educação para atuarem no atendimento a crianças com autismo”, ressaltou a professora Maria Almerinda.