Produtor rural no dia a dia da Agroufam

O espetáculo deve continuar, ou melhor dizendo: "A feira AgroUfam deve continuar". Essas são as palavras de ordem que produtores encontraram  na logística de produtos recém colhidos para exposição na feira de agronegócios. A AgroUfam  ocorre até esta sexta 10, na Faculdade de Ciências  Agrárias (FCA), Setor Sul.

Ao levantar da cama e fazer o café da manhã, o paranaense Carmozino Ribeiro, 52, morador há 5 anos da comunidade Cachoeira do Castanho, localizada na Estrada Manaus-Manacapuru (AM070) km 24, realiza essa rotina para participar da Feira de Agronegócios da Ufam (AgroUfam).

O produtor rural faz a colheita dos produtos um dia antes e termina às 10h da noite, fazendo a limpeza e a disposição dos produtos na pick up 2010. Segundo ele, todos os produtores rurais de sua comunidade, têm a preocupação de mostrar seus produtos com um aspecto limpo e saudável, acondicionados de forma adequada explorando a textura e a cor dos produtos.

É importante cumprir com todos esses critérios, pois agrega valor ao produto, tornando-se mais atrativo o produto e, consequentemente, mais vendável. O cliente gosta da apresentação de produtos frescos e, com isso, compra todo o produto que está disponível em nosso estande, comenta o produtor rural.

O produtor rural Fábio Oliveira, 40, também morador da mesma comunidade, fatura em média de R$ 1.500 a R$ 2 mil quando expõe os hortífrutos na AgroUfam. Macaxeira, pimenta dedo de moça, cebolinha, cheiro verde, alface, pepino, dentre outros produtos recém-colhidos atraem uma clientela fiel.

O processo de fidelização se deu a partir de condições atrativas, transformando um cliente esporádico em cliente fixo e fiel. Para Fábio Oliveira, não houve uma estratégia ou método que implementasse isso, mas a própria disciplina em disponibilizar os produtos e a origem deles sem o uso de agrotóxicos. Isso foi fundamental para conquistar o respeito da comunidade universitária.

Apesar da logística realizada por terra, existem alguns produtores de comunidades ribeirinhas que realizam malabarismo para que os produtos estejam disponíveis na prateleira. É o caso da produtora rural, Daniela Silva 29, moradora da Comunidade Santa Luzia, localizada no Paraná Autaz-mirim que transporta seus produtos por meio de via fluvial e terrestre.

Produtora de abacaxi, Daniela Silva acredita que a qualidade do produto é um fator diferencial que atrai mais clientes. "Atrair novos clientes é muito importante, mas mantê-los, a partir de produtos saudáveis é o diferencial que é apresentado na AgroUfam", diz.

Além dos produtos mencionados, os medicinais têm grande procura, disse Erimar Vasconcelos, 28. Ele é morador da comunidade São José, localizado no município Careiro da Várzea, Costa da Terra Nova, e produtor de mudas de plantas medicinais. De acordo com ele, a comunidade universitária aprecia medicamentos naturais que recebem uma logística com o cuidado de não serem machucados durante o transporte dessa mercadoria.

Papel da Agroufam

A AgroUfam tem como objetivo estabelecer uma feira de comercialização dos produtos da agricultura familiar, visando a divulgação de produtos capazes de estimular o empreendedorismo, fortalecer a agricultura familiar e os produtos regionais.

Estandes com produtos agropecuários, espaços para artesanato, plantas ornamentais e praça de alimentação, são elementos atrativos não apenas a comunidade acadêmica, mas também moradores de bairros no entorno, que ajudam a movimentar as vendas e a aumentar a visibilidade de produtores, artesãos e comerciantes.