No segundo dia de minicurso, professor Alzir Azevedo, explicou como as substâncias agem no corpo

Professor Alzir AzevedoProfessor Alzir Azevedo

O professor Alzir Azevedo Batista, da UFScar, ministrou nesta manhã de quarta-feira, 8, o segundo dia do minicurso “Química Inorgânica Medicinal: da toxidade à cura”, onde apresentou o conteúdo sobre como os medicamentos atuam no organismo humano.

As formas como as substâncias atuam no organismo humano foi o conteúdo que o professor apresentou ao público que participou do minicurso “Química Inorgânica Medicinal: da toxidade à cura”. A demonstração de gráficos com informações de como os complexos metálicos interagem no DNA e, a maneira como agem beneficamente, ou não, no organismo, fundamentou a apresentação.

O estudo para desvendar a ação das substâncias no corpo humano é uma das atribuições da pesquisa científica. Os Estudantes na II Escola de QuímicaEstudantes na II Escola de Químicacompostos químicos são produzidos com o objetivo de ter uma ação benéfica quando consumido. De melhorar o funcionamento do organismo humano quando se recorre a um medicamento. Por isso é importante saber como essas substâncias agem no corpo e se vão apresentar o resultado esperado. A Química Inorgânica estuda os elementos químicos e as substâncias encontradas no meio ambiente. Do ponto de vista científico é importante o desenvolvimento dessa informação, pois resulta na produção de novos medicamentos que vão melhorar a condição de saúde de muitas pessoas. Muitas plantas medicinais são usadas pela população para tratamento de doenças, mas é necessário saber o efeito real que as substâncias fazem no corpo humano.

“Trabalhamos para despertar nos estudantes o interesse de saber como os fármacos atuam no nosso corpo. Esse estudo complexo resulta no surgimento de outros medicamentos que vão ser utilizado por grande parte da população. A pesquisa científica busca soluções para o sofrimento humano. A tecnologia é criada com a perspectiva de resolver muitas mazelas sociais e servir de referência para novas pesquisas. É importante saber como um medicamento age no corpo, na cura de uma enfermidade, para que ele seja melhorado. A ciência trabalha para trazer conforto às pessoas”, disse o professor Alzir Azevedo.

“Consumir remédios sem ter a certeza de quais os efeitos (benéficos ou não) pode ser perigoso. A Química investiga as interações das substâncias com o DNA. Quais os efeitos que as substâncias realizam dentro do corpo e, se estão desenvolvendo um processo de cura”, afirmou Alzir Azevedo.

A programação prossegue manhã, quinta-feira, 9, com a continuação de minicursos e palestras.