Comemoração dos 40 anos de criação do CPD homenageia servidores

Solenidade de comemoração de 40 anos do CPDSolenidade de comemoração de 40 anos do CPD

A solenidade de comemoração dos 40 anos de criação do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Amazonas ocorreu nesta manhã, 1° de outubro, no auditório da Faculdade de Direito, e reuniu servidores e ex-diretores do órgão que foram homenageados pela direção.

Com a presença do vice-reitor da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima, de ex-diretores, servidores aposentados e ativos do CPD, a solenidade teve momento de homenagens, com entrega de placas aos ex-diretores, e troféus a servidores aposentados e aos mais antigos do órgão suplementar.

A formação da mesa de abertura da solenidade contou com o vice-reitor, Hedinaldo Narciso Lima, do diretor de CPD, Ronny Peterson Guimarães, do servidor técnico de assuntos educacionais, João Bosco Leão Carneiro, da administradora, Lúcia Maria Barbosa e do programador Themilson Simões de Lemos.

O vice- reitor destacou a importância do CPD para a Instituição e agradeceu o empenho dos servidores no atendimento das demandas que chegam ao setor. “Quero agradecer aos servidores que se empenham no atendimento a diversos setores da Ufam. Temos atendido a solicitação da direção do CPD por mais servidores, em razão do aumento da demanda por serviços, mas reconheço que a necessidade de se ampliar o número de servidores é válida. Precisamos aumentar a capacidade de atendimento. A Ufam cresceu nas últimas décadas e cada vez mais se informatizou. É importante destacar que o CPD não é só feito por máquinas, os servidores são mais importantes. Percebo quando vou por lá as pessoas trabalhando com alegria. Isso é fundamental para realizar um serviço com qualidade”, destacou o vice-reitor, Hedinaldo Lima.

Em seu pronunciamento, o diretor do CPD, Ronny Peterson, fez um breve histórico sobre Centro de Processamento de Dados e ressaltou a importância de sua criação no passado. “Foi um desafio criar um setor nos anos 1970. A informática era desconhecida da maioria das pessoas. Não tinha sentido criar na Ufam um setor de informática. A ideia da criação foi fundamental para o desenvolvimento da Instituição e importante para outros órgãos regionais que utilizaram o serviço de dados da Universidade. Agradeço a todos os funcionários que contribuíram para o CPD tornar-se um dos órgãos mais importantes da Ufam”, disse o diretor Ronny Peterson.

Ex-diretor Miguel GuimarãesEx-diretor Miguel Guimarães

O ex-diretor do CPD, professor aposentado do Icomp, Miguel Antônio Lopes Guimarães, destacou dois momentos importantes que ficaram em sua lembrança: o churrasco que faziam sempre na última sexta-feira de cada mês e a inovação de cada de diretor. “Sinto saudade de quando nos reuníamos para fazer o churrasco. Na última sexta-feira do mês fazíamos essa confraternização com os servidores. Também destaco, com muito prazer, a inovação de cada diretor ao assumir o CPD. Sempre inovávamos com novos serviços e, cada vez mais, o Centro se tornava fundamental para Ufam”, afirmou o ex-diretor, Miguel Guimarães.

O servidor João Bosco Carneiro disse que estava satisfeito em ter contribuído na construção do órgão. “Estou feliz por ter João BoscoJoão Boscoajudado na construção desse importante setor da Ufam. Trabalho há 20 anos no CPD e me orgulho de ter feito parte dessa história”, disse o servidor João Bosco.

O mais novo servidor do CPD, o técnico em tecnologia da informação, Everton Maia Barbosa, assumiu o cargo no mês de agosto deste ano, afirmou que é muito bom trabalhar em um órgão da Universidade que é referência. “Vir trabalhar em um órgão que já tem 40 anos é bem animador. Encontrar um trabalho que já é consolidado facilita. É bem animador está aqui participando desta comemoração” disse o servidor Everton Maia