Propesp promoveu treinamento sobre plataforma Integrity de pesquisa e desenvolvimento de fármacos

Antero Macedo explicando como utilizar a plataforma Antero Macedo explicando como utilizar a plataforma

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) promoveu nesta manhã, 29, das 10h até às 12h, treinamento para acesso a plataforma Integrity, no prédio da Central Analítica, do curso de Química da Ufam. Com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação o instrutor Antero Macedo expôs em detalhes como manipular a ferramenta de pesquisa. A plataforma foi recentemente adquirida pela Capes, da empresa Thomson Reuters e está disponível gratuitamente a estudantes e pesquisadores da Ufam, e de diversas universidades do País, por meio do Portal dos Periódicos.

Desenvolvido por cientistas, para cientistas, o Integrity é uma ferramenta que auxilia na pesquisa e desenvolvimento de fármacos, principalmente no estágio pré-clínico, trazendo informações de mais de 420 mil compostos com atividade biológica descrita, assim como informações integradas nas áreas de Fármacos e Biológicos, Alvos e Vias, Genômica, Biomarcadores, Síntese Orgânica, Farmacologia Experimental, Modelos Experimentais, Farmacocinética/Metabolismo, Estudos Clínicos, Resumos de Patologias, Empresas e Institutos de Pesquisa, Literatura e Patentes.

“Estamos oferecendo esse treinamento para a comunidade acadêmica da Ufam. Essa plataforma é nova e trouxemos o Antero Macedo, da empresaDiretora do DAP, Marne VasconcellosDiretora do DAP, Marne VasconcellosThonsom Reuters que desenvolveu a plataforma, para explicar ao público presente como utilizar a ferramenta. A utilização dessa plataforma como ferramenta de busca de informações científicas é extremamente importante para nortear a qualidade das pesquisas da graduação e pós-graduação como um todo. É mais voltada pra área de saúde. O pesquisador vai ter a disposição informações de novos fármacos, partida genômica, biotecnologia, entre outros, para desenvolver seus estudos”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio a Pesquisa (DAP) da Propes, Marne Carvalho de Vasconcellos.