Estudantes de Urucará visitam a Ufam

Um grupo de oito alunos da Escola Municipal Cesária Santana, da Comunidade Sol Nascente, localizada no município de Urucará (distante 281 quilômetros da capital), realizou visita à Ufam, nos dias 29 e 30 de setembro. O objetivo foi estimular a participação dos alunos nos processos seletivos para ingresso em cursos de nível superior da universidade. Durante os dois dias, os alunos cumprirão uma agenda de visita em várias dependências dos setores Norte e Sul da Ufam.

Para o coordenador e professor das disciplinas Língua Inglesa e História, Helder Lima, 29, avisita serve como incentivo para que os alunos aprimorem os estudos visando a conseguir uma vaga na universidade por meio dos processos seletivos ENEM e PSC. Isso irá dar continuidade dos  estudos, possibilitando-os a atuar futuramente na localidade em que nasceram.

Conhecer a Universidade parece um sonho para eles, disse o professor: "Ao perguntar a alguém pelo interesse em cursar o ensino superior, provavelmente os alunos irão demonstrar interesse. Agora, quando se pergunta quem acredita que tem condições de ingressar na Universidade, percebo uma diminuição de interesse. Eles não acreditam que ingressar numa Universidade seja possível".

Segundo ele,  a inviabilidade de ingresso se dá porque os estudantes da rede pública de ensino de uma comunidade rural distante dos grandes centros não acreditam poder adentrar os portões da Universidade.

A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Ana Maria Beira Paz, 14, disse que a visita a Universidade é uma forma de inspiração e incentivo de ingressar na Universidade. Minha família está torcendo para que possa concluir meus  estudos e dá continuidade na Universidade, completa.

Para Alberto de Oliveira Pimentel Neto, 13, aluno do 8º ano, o interesse pela visita teve fortes razões, pois seus parentes o incentivam muito a "ser alguém na vida". "Minha mãe, apesar de não ter apenas o ensino fundamental, incentiva me muito ingressar na Universidade", disse.

A coordenação do VIP construiu um roteiro de visita levando em consideração o interesse dos visitantes, que desejam conhecer os cursos de inglês, pedagogia, história, matemática e agronomia. Além desses cursos, está programada a visitação em laboratórios de outras áreas do conhecimento e no setor de Segurança da Ufam.

Durante a passagem pelo Instituto de Computação (Icomp), o diretor da unidade, professor Ruiter Braga Caldas, realizou uma apresentação sobre a infraestrutura do Instituto, assim como um discurso motivador aos alunos para que prossigam nos estudos.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando ações e atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social.

As visitas podem ser agendadas via e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou pelo celular 8415-2419.