Corrida do Respeito reúne mil competidores na praia da Ponta Negra

Mil atletas que lotaram a praia da Ponta Negra na tarde do último sábado, 27, para a 2ª edição da Corrida do Respeito, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência. O evento é promovido pelo Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na segunda edição, a Corrida do Respeito ganha cada vez mais interesse da sociedade pela causa em defesa do direito da pessoa deficiente. Para a coordenadora geral e professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Minerva Leopoldina Amorim, a campanha de conscientização já vem sendo realizada há 8 anos. A coordenação vem percebendo que cada vez mais existem pessoas interessadas em participar e de se interagir a campanha. Através da divulgação do slogan "Respeito, Passe Adiante", se percebe outra visão do significado da Corrida, acrescenta a coordenadora.

Segundo Minerva Amorim, foram inscritos mil pessoas, sendo quatrocentas com deficiência, alunos do Proamde e os seiscentos restantes inscritos no site do grupo aberto. Fora das inscrições oficiais, existem pessoas participando, amigos e acompanhantes do corredor especial. Isso é importante porque todos estão percebendo a importância do evento. Nosso foco é agregar maior número de pessoas, entretanto, isso não impede de esquecer o objetivo principal do evento, que é o respeito pela pessoa deficiente, comenta a professora.

A coordenadora disse que ao elaborar o trajeto da corrida, foi fixado três percursos de 1, 3 e 5 quilômetros, permitindo ao atleta a escolha de seu percurso. Nesse sentido, todos ganham medalha de participação. Isso é o nosso objetivo, relata Minerva Amorim.

Uma logística envolvendo diversas instituições garantiu a segurança da corrida na praia de Ponta Negra. Ela destaca o apoio de instituições como Rotary Clube, Fieam, Sindicato das Indústrias do Amazonas, Cieam, Simplast, CAM, Ordem dos advogados do Brasil/AM, Semsa, Susam, Manaustrans, EMTU, dentre outras.

A universidade ganha espaço e respeito junto à sociedade ao promover ações sociais inquestionáveis. O ponto chave teve início na Universidade, na qual surgiu o Proamde, programa que oportuniza a adesão de mais parceiros e cria um link com a sociedade. Isso agrega valor ao evento, comenta.

A cadeirante Jessy Gabriele Silveira Meireles, 14, ficou entusiasmada ao participar pela segunda vez da Corrida do Respeito. Ela disse ter ganhado mais incentivo e determinação na vida e mais orgulho diante do mundo e das pessoas.

A dona de casa Ivaneide Costa, 46, acompanhante do filho Patrick Duarte da Costa, 21, disse que houve uma melhoria sensível na coordenação motora do seu filho desde quando ele começou a frequentar as aulas do Proamde, permitiu ter maior socialização com os amigos nas aulas práticas. "A universidade está de parabéns quando realiza ações sociais que traz benefícios a sociedade", concluiu a dona de casa.