Superação e garra são ingredientes da delegação do INC nos Jogos Universitários 2014

Apesar de toda a dificuldade de deslocamento para a capital na disputa por medalhas no JUUFAM, os alunos do Instituto Natureza e Cultura (INC), Campus Benjamin Constant (município distante 1.118 quilômetros da capital), encontram no espirito esportivo a superação de todos os problemas enfrentados no dia a dia . Na 11ª edição, o JUUFAM  ocorre até esta sexta-feira, 26, no Complexo Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor Sul do campus Manaus.

O deslocamento de alunos dos campi da Ufam tem sido superado a cada dia quando o assunto é a participação nos Jogos Universitários da Ufam. A graduanda do 5º período do Curso de Letras Língua Portuguesa,  Iana Priscila Cárcere Valera,  que disputa nas modalidades voleibol e handebol,  deposita as melhores expectativas nesta edição dos Jogos. "Estamos nos esforçando muito, a equipe está unida com força de vontade para ganharmos. Esse é o nosso foco", disse Iana Valera.

A equipe do Campus Benjamin Constant está hospedada em diferentes locais para hospedagem em Manaus e isso exige dos atletas maior rigor em relação ao horário, pois o cronograma dos JUUFAM não permite atrasos nas competições. Iana Valera relata que, apesar desse aspecto, está conseguindo suprir a dificuldade de estar distante de sua cidade natal porque acredita que o esforço será recompensado com a vitória e boas pontuações no ranking dos Jogos.

A aluna Edilana Oliveira, 24, que está no 7º período do curso de Letras, diz que o treinamento é essencial como forma de preparação para os Jogos e para o alcance de bons resultados, e esse investimento deve ser priorizado nas unidades do interior. "Treinar com frequência seria o ideal e isso refletiria na nossa preparação e nos daria ainda mais condições de disputar num nível igual ao dos alunos da capital, conquistando mais medalhas", comenta Edilana. A participação dos alunos do interior é crescente a cada ano, e isso reflete o interesse deles nas atividades de integração promovidas pela Universidade.

Garra e determinação são itens importantes que todo atleta deve ter no campeonato deste ano.  É o que diz a aluna do INC, Alzilene de Almeida, 24, ao transmitir aos seus colegas de equipe que passaram por  dificuldades quando realizavam a pré-seletiva no INC. A aluna afirma que as dificuladades existem, mas que são superadas a cada dia de jogo e cada etapa vencida na competição.

"Todos os obstáculos são superados quando estamos participando e defendendo a nossa Instituição, a nossa unidade, sempre com garra e determinação", finaliza a Alzilene Almeida.