Delegação feminina de Parintins é rendida por assaltantes de caixa eletrônico e reitora solicita reforço policial da Secretaria de Segurança Pública

Integrantes da Procomun acompanham depoimento de estudantes no 3º DIPIntegrantes da Procomun acompanham depoimento de estudantes no 3º DIP

Nove integrantes da delegação feminina do ICSEZ Parintins foram vítimas, na tarde deste sábado, 20, da ação de integrantes da quadrilha que assaltou o caixa eletrônico instalado na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC. A delegação do ICSEZ está em Manaus desde a última quarta-feira,17, para participar da décima primeira edição dos Jogos Universitários da UFAM.

A delegação feminina do ICSEZ Parintins é composta por quinze integrantes, as quais estão alojadas nas dependências do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta – CEPAM, no bairro do Japiim - Zona Sul de Manaus. Sob constantes ameaças, a equipe feminina foi mantida por cerca de uma hora trancada em uma das salas do CEPAM, juntamente com a secretária do Centro de Formação profissional e cinco seguranças do prédio.

Relatos das vítimas

A aluna Cristina Matos, do curso de Educação Física, foi a primeira estudante a ser rendida pelos assaltantes. “Ao voltarmos do jogo de Queimada contra Engenharia Química, realizado na manhã deste sábado (20), nossa equipe estranhou não haver nenhum guarda na entrada do prédio e também a ausência da secretária que distribui as chaves dos quartos. Como eu estava mais à frente do grupo, fui chamada por um senhor que me disse que a secretária gostaria de falar comigo e me apontou a sala onde ela estaria. Ao entrar na sala, vi a secretária de cócoras e ele me apontou uma arma e anunciou o assalto; tomou meu celular e, em seguida, ordenou que eu ficasse quieta. Da mesma forma ocorreu com minhas colegas que iam procurar as chaves dos quartos”, relatou a aluna.

As alunas relataram ainda que os assaltantes pediam, a todo momento, que nenhum dos rendidos olhasse para o rosto deles; intimidavam os presentes dizendo que a equipe de assalto era composta por 14 pessoas e que possuíam vários carros para a fuga e estavam em todas as posições consideradas estratégicas.

“Eles reclamavam ao telefone de não terem sido avisados da intensa movimentação (presença de vários estudantes) na área de atuação deles e diziam que não queriam nos machucar, apenas pegar o dinheiro do caixa eletrônico; que ‘somente’ tivemos azar de estarmos na hora errada por ali”, declarou outra estudante.

Após serem avisados por telefone que o caixa eletrônico fora arrombado, os assaltantes foram embora deixando as vítimas trancadas na sala. O valor roubado do caixa eletrônico não foi divulgado pela Polícia.

Medidas da Reitoria

Após ciência do ocorrido, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora doutora Márcia Perales Mendes Silva, entrou em contato com o Secretário de Segurança Pública e solicitou reforço policial para o local onde as estudantes estão hospedadas. Foram enviadas várias viaturas e policiais para reforçar a segurança da área.

Registro Policial

O caso foi registrado no 3º Distrito Integrado de Polícia, no bairro de Petrópolis. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UFAM, representada pelo Diretor de Apoio ao Estudante, Daniel Ferreira, e pela Diretora de Apoio ao Servidor, Márcia Irene Pereira Andrade acompanharam as estudantes durante o registro da ocorrência 14.E.0016.0011627.