Professor da Ufam pesquisa sofrimento mental de populações no Baixo Amazonas

O projeto de pesquisa “Migração aldeia-cidade entre índios Sateré-Mawé e Hixkaryana, na Amazônia Brasileira” durou um ano e foi fomentado por meio do edital 013/2013 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), via programa Santander Universidades. A atividade possibilitou a ampliação de conhecimentos acerca do sofrimento mental de populações étnicas no Baixo Amazonas, localizado a leste da capital Manaus.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Renan Albuquerque, que assinou um livro e um paper na revista Novos Cadernos NAEA a partir das investigações. “Temos outros artigos em submissão também, mas além das publicações pudemos fazer parcerias de pesquisa, como a que foi firmada com os professores Danilo Guimarães e Ricardo Alexino, da USP, e isso é salutar”, ressaltou o pesquisador.

Contribuíram com o projeto a professora Soriany Neves (Ufam), o professor Davi Leal (Ifam), a professora Hellen Picanço (Ufam) e a psicóloga Andrea Brelaz (Sesai/Parintins). O livro Sofrimento Mental de Indígenas na Amazônia está disponível no portal de periódicos a seguir, no link www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/785/pdf.

Trabalho de campo

Durante o trabalho de campo do projeto, foram identificados padrões de comportamento que tendem a concorrer para o registro de quadros de transtornos mentais entre Sateré-Mawé e Hixkaryana, descritos segundo parâmetros acadêmico-científicos. “Nosso desafio agora é entender esses pressupostos de acordo com a constituição dos saberes e fazeres dos indígenas. Esse trabalho poderá ser feito a partir de novos projetos”, ponderou Renan.

No início de setembro, o coordenador da pesquisa no Baixo Amazonas foi convidado a palestrar no IV Congresso Nacional de Saúde Mental, em Manaus/AM. “A organização do evento entrou em contato após ter acesso ao livro. Um psicólogo do distrito sanitário do Xingu/MT leu o livro e se interessou pela experiência”, afirmou Renan.

Texto enviado por: Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam

Revisão:ASCOM/UFAM