Pesquisa e práticas de ensino são temas de minicurso no Encontro Regional

Na programação do IV Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática, o minicurso 'A Pesquisa e a produção de conhecimento no Ensino de Ciências', ministrada pela professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Rosa Azevedo, foca o diálogo permanente como ferramenta de construção do conhecimento.  O Encontro ocorre até sexta-feira, 19, nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias, Setor Sul.

De acordo com a professora Rosa Azevedo, o objetivo é discutir a formação inicial de professores de Ciências, a partir da perspectiva integrada com foco nas Diretrizes Curriculares, refletir sobre a pesquisa, tomando como referência o conceito de professor pesquisador. Além disso, é preciso criar perspectivas quanto à pesquisa e à produção de conhecimento no ensino de Ciências, a partir da pesquisa-ação.

Segundo a professora, o processo de construção do conhecimento se dá por meio do diálogo entre diferentes pensamentos e ideias. "O embate das ideias possibilita a construção de mais conhecimento para compreensão e entendimento da realidade. Isso é extremamente positivo para o avanço do conhecimento", disse a professora.

Nesse aspecto, a construção de conhecimentos a partir da mediação entre professor e aluno, refletindo as práticas pedagogicas, possibilita o surgimento da figura do professor-pesquisador.  "A pesquisa representa um recurso significativo para o desenvolvimento profissional com vistas à conquista da autonomia, sendo a formação inicial o lócus para desenvolver a prática da pesquisa", afirmou a palestrante.

Rosa Azevedo comenta que o conceito de professor pesquisador tem sido associado à concepção de prática reflexiva, o que tem provocado simplificações. Alertando que o componente fundamental para o trabalho do professor é a afetividade, pois seu trabalho envolve uma relação com o outro, de alteridade.

Nessa perspectiva, a comunicação discutiu como o acadêmico dos cursos de licenciatura em Ciências compreende o papel da pesquisa na formação docente.

Opinião

Para o pedagogo e aluno do minicurso, Alberto Silva, a atualização de informações vem contribuir para melhorar suas práticas pedagógicas. " O interesse pelo conhecimento em Libras fez que eu participasse do minicurso e isso me possibilitou criar um novo olhar para a compreensão da pesquisa e de como ela interfere na formação do professor. O Encontro é muito importante e sugiro que deva ser realizado anualmente", finaliza o pedagogo.