Sistemas Informatizados auxiliam atividades acadêmicas no campus de Itacoatiara

Os alunos do Estágio Profissional do curso de Sistemas de Informação (SI) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara da Universidade Federal do Amazonas (ICET/Ufam) buscam soluções para o gerenciamento eficaz das atividades acadêmicas naquele campus. Desenvolveram, para isso, sistemas responsáveis por distribuir a carga horária docente e organizar as ocorrências do setor administrativo e do arquivo.

Foram criados três sistemas informatizados, desenvolvidos pelos alunos como pré-requisito para a aprovação na disciplina. Eles estão sendo testados pela equipe que trabalha na Coordenação Acadêmica.

O programa de autoria do acadêmico Maikon da Silva Monteiro, orientado pela professora Priscila Silva Fernandes, dedicou-se a resolver o problema do gerenciamento do arquivo da Coordenação. “Em organizações que têm grande acervo de documentos em meio físico, a busca por um deles, às vezes, se torna cansativa e demorada. A partir disso, desenvolvemos um sistema que pudesse gerenciar todo o arquivo de forma digital e solucionar esse problema. A ideia é que os documentos digitalizados fiquem à disposição de um usuário autorizado por senha criptografada, e que os documentos sejam arquivados no sistema, acessados e recuperados em poucos cliques”, explica Maikon.

O aluno e servidor da Ufam, Ruan da Silva Rego, foi orientado pelo professor Christophe Xavier ao desenvolver um software que auxilia na distribuição dos docentes por disciplinas. “A Coordenação Acadêmica utilizava planilhas para distribuir os professores por disciplina baseada no histórico docente; entretanto, sabemos que planilhas apresentam o risco da duplicidade de notificação. Elaboramos um projeto de software que minimize a possibilidade de erros no cadastramento. A ideia foi montar um formulário com opções pré-definidas em que o usuário do setor com identificação e senha possa fazer o cadastramento de professores, disciplinas, cursos, e que possa gerar relatórios sem a hipótese de repetição”, informa Ruan.

As ocorrências da Coordenação Acadêmica, que até então eram registradas manualmente em livro de atas, agora têm um software específico. Trata-se do programa desenvolvido pela dupla Joicilene Nunes Santos e Luciano José Teixeira, orientados pelos professores Alternei de Souza Brito e Bruno Araújo Bonifácio respectivamente. “Trabalhamos a partir de uma demanda que era implantar um sistema que informatizasse as ocorrências, gerasse relatórios rapidamente e apoiasse na tomada de decisão”, explica Joicilene. Luciano enfatiza que serviços como matrícula, orientação acadêmica e solicitação de formulários são as principais ocorrências na Coordenação, e que podem ser  cadastrados no sistema, reduzindo o tempo de espera.

O técnico administrativo Firmino Rosas, lotado na Coordenação Acadêmica, é responsável por gerir o projeto ‘Tecnologias de gestão como instrumento de inovação tecnológica na gestão universitária com foco na retenção’, comenta que os estagiários de SI forma envolvidos no projeto porque demonstram interesse na melhoria da Instituição. “Os alunos, neste contexto de gestão, são stakeholder, ou seja, são partes interessadas no bom funcionamento da Instituição, e esses programas vem para servir de apoio à tomada de decisão e melhorar o atendimento”, garante o servidor.

Texto:Setor de Comunicação do ICET

Edição:ASCOM/Ufam