Autoridades da Segurança pública reforçam policiamento nas proximidades da Faculdade de Medicina

Vice-Reitor e autoridades de Segurança Pública durante a audiência promovida pelo Centro Acadêmico de MedicinaVice-Reitor e autoridades de Segurança Pública durante a audiência promovida pelo Centro Acadêmico de MedicinaNa última sexta-feira, 12, estudantes e servidores da Faculdade de Medicina se reuniram com autoridades universitárias e da segurança pública estadual para a solicitação de medidas de combate aos freqüentes assaltos nas proximidades da referida Faculdade, que fica localizada na área central de Manaus.

Representavam a Universidade na audiência com os estudantes o vice-Reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima; o diretor da Faculdade de Medicina, professor Dirceu Benedicto, e o diretor de Segurança Institucional, Américo Siqueira. Representando a Segurança Pública Estadual estavam o coordenador do Programa Ronda no bairro, delegado Luciano Tavares; o delegado do 24º DIP, Jorge Carlos Pontes e o Comandante da 24ª CICOM, Anderson Saif.

O diretor do Centro Acadêmico de Medicina, estudante Iuri Matias, apresentou slides com mapas da área e apontou a entrada do cemitério, o início da Rua Afonso Pena e a banca de revistas próxima à Faculdade de Odontologia como os principais pontos de atuação dos criminosos. “Nessa área há muitas casas abandonadas que servem de abrigo aos criminosos e nos sentimos encurralados quando precisamos estacionar ou pegar o carro para voltarmos pra casa. As atividades de graduação vão até 18h20, mas os residentes ficam até mais tarde. Sugerimos que a viatura do Ronda no bairro não fique estacionada em um ponto considerado estratégico, mas que circule nesse perímetro até 20h30”, disse o aluno ao explicar que os assaltos à mão armada acontecem à luz do dia e que seqüestros-relâmpago têm maior incidência a partir das 18h.

Uma das vítimas de seqüestro-relâmpago foi a aluna do 5º período Ana Paula Aquino. No dia 19 de agosto, ao se dirigir para o seu carro - o qual estava estacionado em frente ao cemitério - foi abordada por quatro homens armados com facas que a obrigaram entrar no veículo e circularam com ela durante uma hora até a abandonarem no Japiim, levando o carro da vítima.

Os alunos também relataram que os criminosos insinuam conhecer a rotina e até familiares das vítimas, desencorajando-os a denunciar formalmente os assaltos e seqüestros. “Eles ameaçam dizendo que vão voltar e fazer pior se denunciarmos”, revelou uma aluna que não quis se identificar.

As autoridades de Segurança elogiaram a postura dos alunos em promover o encontro, ao mesmo tempo em que prometeram reforçar o policiamento na área e ofereceram palestras com dicas de segurança. Disseram também que, do início do ano até o momento, havia apenas 11 registros de crimes naquela área e incentivaram os alunos a denunciarem todas as ameaças e tentativas de extorsão, além de disponibilizarem os números de telefone para qualquer eventualidade.

Comando da 24ª CICOM 8842 1731

24ª CICOM (24 horas) 8842 1548