Pró-reitores falam sobre a conquista da Universidade no RUF 2014

Gestores das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Assuntos Comunitários (Procomun), Extensão e Interiorização (Proexti) e Inovação Tecnológica (Protec) comemoram o resultado obtido pela Ufam na avaliação feita pela Folha de São Paulo, em que a Universidade obteve a única nota superior a 60 no Amazonas e ganhou26 posições no Ranking Universitário. Falam ainda do trabalho realizado, das melhorias implantadas e dos desafios em cada área.

Qualidade do ensino e formação continuada

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade, professor Lucídio Rocha, o resultado da avaliação da Folha de São Paulo serve de parâmetro para a autoavaliação das ações que a Proeg desenvolve na sua área de atuação. “Isso demonstra que a Ufam vem melhorando a qualidade daquilo que ela oferta, não só no âmbito do ensino. É um indicador muito forte de que aquilo que está sendo planejado e as estratégias que estamos utilizando para implantar esse planejamento estão dando resultado”, comenta o professor.

Pesquisa e Pós-Graduação busca integração

Para o professor Gilson Monteiro, titular da Propesp, essas 26 posições superadas pela Ufam demonstram o reconhecimento do esforço coletivo e cotidiano: “Não é pouco nós subirmos 26 posições. Não é pouco nós estarmos lado a lado com a federal do ABC, por exemplo, que possui modelo novo de universidade. Isso representa o esforço coletivo de vários institutos da Ufam, de programas de pós-graduação, inovação, da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, estabelecida como estratégica. É o resultado de uma política institucional voltada para pesquisa e extensão”, explica o pró-reitor.

Resgate e incentivo à formação plena

A pró-reitora de Assuntos Comunitários, professora Kathya Thomé, avalia como uma grande vitória para a Ufam a conquista do 40º lugar no Ranking Universitário da Folha, especialmente porque a Procomun contribui para o sucesso da Ufam, por meio de programas acadêmicos, eventos de integração e implantação de melhorias no atendimento das demandas. “Para que o aluno permaneça na Ufam e se desenvolva de forma plena, incluímos como requisito de acesso aos programas um perfil que contemple a valorização dos estudos. Nas unidades acadêmicas do interior são divulgados os mesmos editais, com o objetivo de resgatar e incentivar os discentes no quesito formação”, diz a pró-reitora.

Extensão e Interiorização são fortes na Ufam

O pró-reitor de Extensão e Interiorização, professor Frederico Arruda, considerou a colocação da Instituição no Ranking Universitário Folha 2014 um reconhecimento pelo empenho de gestores, professores e alunos no que se refere à transmissão e apreensão do conhecimento. No entanto, a totalidade da produção é muito maior, e a avaliação destaca somente alguns desses pontos. “Acredito que seria necessário que a Folha (de São Paulo) ampliasse os critérios de análise, levando em consideração contextos geográficos ou de logística, por exemplo, que demonstram os grandes desafios os quais enfrentamos para garantir o acesso da população ao Ensino Superior de qualidade, não apenas na capital, mas também ao interior do estado. Temos iniciativas valorosas, que garantem o direito à cidadania, à qualidade de vida e à geração de renda a centenas de pessoas, inclusive indígenas, que quanto mais distantes da capital, encontram-se à margem de políticas sociais. Na cidade de Benjamin Constant e Novo Airão, estão algumas dessas iniciativas”, salienta o professor.

Produção científica e tecnológica busca mais registros de patentes e de produtos

Em relação à Inovação Tecnológica, a pró-reitora, professora Socorro Chaves, afirma que a Ufam é uma das instituições públicas de ensino superior que mais produzem conhecimentos científico e tecnológico. "Este ranking avalia as universidades sem observância de complexidades e particularidades existentes por regiões ou estados. De outro lado, também, há de se fazer reflexão sobre a conscientização dos próprios pesquisadores, que ao término de suas dissertações, teses e coordenação de grupos de pesquisa, poderiam registrar seus trabalhos junto à Protec, ajudando-nos a divulgarmos inúmeras tecnologias sociais que mudam a vida de inúmeras comunidades", finaliza.