Protec realiza I Colóquio Internacional e I Mostra de Gestão da Inovação

Abertura  do EventoAbertura do Evento

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) realizou nesta manhã, 9, a abertura do I Colóquio Internacional “Entre Saberes”: Conhecimento em Diálogo. Ética e Compromisso e a I Mostra de Gestão da Inovação: Experiências da Protec”. O evento ocorreu no auditório Rio Solimões, no ICHL, e contou com a participação da Pró-Reitora de Inovação Tecnológica, Socorro Chaves, do professor do departamento de Antropologia da Ufam, Lino João Neves e da coordenadora do Escritório de Direitos Autorais da Ufam (EDA), Maria do Perpétuo Socorro de Lima Coelho, que formaram a mesa de abertura.

São dois eventos paralelos que ocorrem durante três dias (9,10 e 11). O I Colóquio Internacional é resultado de um projeto que foi coordenado pelo professor Lino João na Protec, “Saberes Amazônicos”, que tinha como objetivo valorizar os outros saberes não-científicos que existem no Amazonas. O professor sugeriu a realização do Colóquio para debater esses saberes que não são reconhecidos pela ciência, são desprezados, mas que são válidos e precisam ser reconhecidos pela universidade. Já a “I Mostra de Gestão da Inovação: Experiências da Protec”, expõe a experiência da implantação do modelo de inovação tecnológica na Ufam. A partir da criação da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) teve início uma experiência inédita na Instituição com o objetivo de buscar a melhoria do ensino e da pesquisa na Universidade.

Após o encerramento da solenidade de abertura, ocorreu o lançamento do Escritório de Direitos Autorais (EDA) e a explicação de que forma qualquer cidadão poderá realizar um registro de uma obra (uma composição musical, a letra de uma canção, uma imagem, desenhos, charges, entre outros) na Protec. A coordenadora do EDA, Socorro Lima, explicou que o Escritório já realizou inúmeros registros de obras e que está à disposição de qualquer pessoa que desejar registrar sua criação. “Qualquer pessoa que tenha interesse em fazer o registro de sua obra já pode nos procurar na Protec para garantir o direito autoral de sua criação. Já temos cerca de 80 registros de partituras, desenhos, de personagens, entre outros”, explicou Socorro Lima.

Em seguida, a Pró-Reitora Socorro Chaves, proferiu palestra sobre o funcionamento do sistema de inovação adotado na Ufam Pró-Reitora Socorro ChavesPró-Reitora Socorro Chavese, que passou a ser uma referência em nível nacional. Explicou o funcionamento de alguns setores da Protec e como as experiências da implantação do modelo de inovação tecnológica resultaram na melhoria da qualidade da Instituição. “O modelo de gestão de inovação que nós criamos na Ufam possibilitou os debates, as práticas de pesquisas, visitas de pesquisadores, várias parcerias internacionais, entre outros. A nossa experiência se difere porque trabalhamos com todas as modalidades de inovações. Utilizamos uma série de conceitos novos e práticas novas na área. A Ufam desenvolveu um modelo interno de inovação que articulou uma série de órgãos e núcleos de pesquisa em busca da melhoria” ressaltou a Pró-Reitora Socorro Chaves.

 

 

 

Estudantes indígenas da Ufam no I Colóquio InternacionalEstudantes indígenas da Ufam no I Colóquio Internacional

À tarde ocorre a conferência “Ética e Compromisso Social: desafios de uma pesquisa e de uma prática não colonial”, do professor-pesquisador do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropologia Social (CIESAS, México). Amanhã, 10, pela parte da tarde ocorre a conferência “Educação Superior Indígena: desafios de uma educação escolar não colonial”, do professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa IILP/CPLP, Gilvan Müller de Oliveira. No dia 11, pela manhã, o conferencista será a pesquisadora visitante do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social (CIESAS, México), Aleksandra Iciek, com o tema “Escolas e comunidade: uma visão a partir da realidade indígena no México contemporâneo”. E, à tarde, o conferencista será o vice-reitor Acadêmico e de Pesquisa da Universidad Central del Ecuador (UCE), Nelson Rodríguez Aguirre, com o tema “Importância e contribuições dos pensamentos originários indígenas diálogo simétrico entre saberes”. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable