Professores do ICET escrevem capítulo de livro sobre o comportamento de caranguejos

Lançado pela editora norte-americana Nova Science Publisher, o livro ‘Crabs: Global Diversity, Behavior and Environmental Threats’ (Caranguejos: Diversidade Global, Comportamento e Ameaças Ambientais) reúne pesquisadores de diversos países, entre eles estão os pesquisadores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) da Ufam.

O livro aborda a temática dos caranguejos, sua importância comercial na aquicultura em todo o mundo por fornecerem alta qualidade de proteínas. Além disso, explica sobre doenças e fatores que as causam, ecologia de populações no mangue no brasileiro, repertório comportamental e substrato em água doce e evolução da distribuição de caranguejos de mangue na costa atlântica na República de Camarões.

O capítulo escrito pelos pesquisadores do ICET é um dos resultados do Grupo de Pesquisa em Biologia e Produção de Organismos Aquáticos Amazônicos. Para o professor Bruno Sant’Anna, é fundamental entender o comportamento das espécies regionais. “Escolhemos o caranguejo Dilocarcinus pagei – que tem grande ocorrência local e é usado como isca viva em pesca esportiva – para entender um pouco da biologia, do comportamento e do cultivo dessa espécie. Ele pode ser usado pelos ribeirinhos como fonte renda adicional”, comenta.

O Comportamento animal

O caranguejo é um bicho de hábitos noturnos. “De forma geral, conseguimos observar que a espécie tem comportamento noturno. Por conta de estresse térmico e menor incidência de predadores, os machos são mais ativos que as fêmeas, no que diz respeito à escolha de substrato. Os testes foram em ambientes com areia, capim, rocha e seixo e o animal demonstrou preferência por este último”, explicou Sant’Anna.

O livro

O livro que tem sete capítulos publicados, dos quais dois são capitaneados por instituições brasileiras. Além da UFAM, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Ceará também assinam capítulos nesse livro.

Os professores Bruno Sampaio Sant’Anna, Timóteo Tadashi Watanabe e Gustavo Yomar Hattori, e a ex-aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biologia e Química, Dayane Rodrigues Andrade, assinam o capítulo ‘Behavioral Repertoire and Substrate Choice of the Freshwater Crab Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861 (Decapoda, Trichodactylidae)’ sobre as variações no comportamento e substrato do caranguejo vermelho.

Texto: Equipe ICET/Ufam

Edição: Equipe ASCOM/Ufam