Vice-reitor representa a Ufam em Audiência Pública sobre Assédio Moral no Serviço Público

"A Ufam tem todo o interesse em apurar os casos", diz prof. Hedinaldo Lima"A Ufam tem todo o interesse em apurar os casos", diz prof. Hedinaldo LimaProposta pelo deputado Estadual José Ricardo (PT), foi realizada nesta quinta-feira (28), no Plenário Rui Araújo da Assembleia Legislativa uma Audiência Pública com o tema “Assédio Moral no Serviço Público: descaso na apuração e saúde mental do servidor”.

Durante o encontro, servidores da educação municipal, estadual e federal relataram casos de assédio moral no serviço público, como a obrigação de aprovar a maioria dos alunos; humilhações constantes no ambiente laboral, retardamento de respostas institucionais a documentos e tratamento diferenciado em instituições públicas.

A mesa de honra da audiência foi presidida pelo proponente da audiência e foi composta por representantes da Ufam; do Ministério Público do Trabalho; da Procuradoria Regional da República/ seção Amazonas; da Defensoria Pública da União; da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM); da Comissão de Combate ao Assédio Moral no Serviço Público Estadual e da Comissão de Assédio Moral na Ufam. O vice-reitor da Universidade, professor Hedinaldo Narciso Lima, foi o representante da Universidade na audiência.

A Comissão de Combate ao Assédio Moral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) apresentou um vídeo durante a audiência com o relato de docentes que se consideram vítimas de assédio moral na Universidade. O vice-reitor da Universidade destacou que, em alguns trechos, os relatos exibidos no vídeo foram extremamente ofensivos à honra da Reitora e à identidade centenária da Ufam e ressaltou o permanente compromisso institucional de combater eventuais casos de assédio moral que possam estar ganhando espaço dentro da Universidade. “Não vamos aceitar acusações dessa natureza à reitora e à instituição, pois buscamos, pela preocupação com o bem estar dos servidores da Universidade, averiguar o assunto da maneira mais isenta possível. A Universidade criou, em 2010, a Comissão de ética e, em 2011, a Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares, setores responsáveis pelos procedimentos apuratórios no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. Disponibilizamos também os serviços da Ouvidoria-Geral da Ufam para acolher quaisquer denúncias de irregularidades no âmbito da Universidade Federal do Amazonas”

O vice-reitor aproveitou ainda para divulgar que todos os processos administrativos instaurados na Ufam podem ser consultados no CGUPAD, sistema de acompanhamento de processos da Controladoria Geral da União. Professor Hedinaldo reiterou o compromisso da Universidade em averiguar todos os casos relatados à CPPAD, garantindo que qualquer conduta imprópria de servidores da Ufam não será admitida.