Perspectivas e legado da Copa na Amazônia serão apresentados em Seminário Internacional

Com o artigo intitulado ‘Copa na Amazônia – uma copa verde?’, o arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, Marcos Cereto, levará ao 10º Seminário Internacional do Núcleo de Tecnologia Aplicada em Arquitetura e Urbanismo (Nutau) um estudo sobre o que foi planejado e o executado para a Copa do Mundo em Manaus, e ainda, o legado que ficou para a cidade. O evento ocorre entre 10 e 12 de setembro, em São Paulo.

Este ano, o tema do Seminário é ‘Megaeventos e Sustentabilidade: legados tecnológicos em Arquitetura, Urbanismo e Design’, e um de seus objetivos é a apresentação do quadro recente de realizações tecnológicas em obras voltadas aos megaeventos, incluindo aí uma avaliação crítica/propositiva por parte de seus representantes convidados. Essa é a proposta da pesquisa do professor Marcos Cereto, ao discutir como Manaus se preparou para ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol.

O professor alerta que a cidade deve ser planejada em sua totalidade, e não apenas para um megaevento. “No Brasil, a cultura é esta: está chegando a Copa; o que vamos fazer? Não há planejamento mais amplo, por exemplo, para as obras de mobilidade urbana”, explica Cereto. Em Manaus, foram planejados, nesse setor, monotrilho, BRT, aeroportos, rodoviária e porto; e foi executado apenas o aeroporto, que ainda se encontra em execução.

Segundo o professor, isso é consequência da falta de um Plano de Cidade. Em obras como as geradas para megaeventos, o legado é a visibilidade internacional e a conexão com a Europa, por meio de empresa de transporte aéreo de passageiros, além da possibilidade de ser fazer pesquisa e gerar desenvolvimento tecnológico, ligadas à construção do estádio e do aeroporto.

Ele explica a diferença entre Plano Diretor e Plano de Cidade: “enquanto o primeiro estabelece as diretrizes urbanas e como a cidade vai crescer num período; o segundo trata de projetos de impacto urbano que estruturam a cidade”. Assim, o Plano de Cidade envolve a estruturação de logística e de estrutura a partir de projetos planejados como um todo, de forma completa, e que geram crescimento - ocupação ordenada da cidade – nas regiões onde é executado.

O professor alerta que o planejamento de Manaus está aliado a questões políticas, e acaba sofrendo modificações a cada nova gestão. “Exemplo onde isso não acontece é Curitiba, porque o instituto que planeja a cidade é independente das estruturas de poder”, finaliza.

Núcleo de Tecnologia Aplicada em Arquitetura e Urbanismo (Nutau)

O Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vêm realizando desde 1996 Seminários Internacionais sobre temas de destacado interesse na área da Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo e, mais recentemente, Design 10 a 12 de setembro, no Centro de Convenções do Imigrante em São Paulo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programação-nutau2014.pdf)Programação Detalhada[ ]657 kB