Marilene Correa discursa em palestra de abertura do XIV SEINPE

A professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Correa discursa a temática `A formação do professor/pesquisador e o compromisso com o desenvolvimento humano e social´ apresentada no XIV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (SEINP) O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graudação em Educação (PPGE). A palestra de abertura ocorreu nesta quarta-feira, 27, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES)

A Educação na Amazônia e seus aspectos quanto a diversidade social no desenvolvimento da região constitui em vários formatos de concepção. A pesquisadora e professora, Marilene Correa, acredita que a própria concepção de Amazônia entendida como objeto de estudo da Educação é uma contribuição para o seu desenvolvimento.

A professora salienta que sem os processos e políticas educacionais que são a base das políticas cientificas, a Amazônia é intocável sem o manejo científico, da natureza, da sociedade e da cultura. Outro aspecto apontado é a própria concepção de professor pesquisador que segundo Marilene Correa, exige dos brasileiros de modo geral, dos cientistas de educação de modo mais especifico os da educação que trabalham na Amazônia, uma inflexão mais direta em relação à prioridade de temas, interesses e modos pelos quais os pesquisadores serão multiplicados nos processos de intervenção nas agendas e fomento das pesquisas.

Marilene Correa argumenta que isso traz um conjunto de implicações que incidem diretamente sobre o fazer da Universidade, dos objetivos da governança municipal e estadual e dos interesses do professor pesquisador. Para ela, o tema está para além da reflexão, pois articular a formação do professor pesquisador, sob o ponto de vista interna aos processos educacionais como também a relação da ciência da educação junto a sociedade.

A Universidade é responsável pela formação e qualificação do profissional da educação. Marilene Correa acrescenta que a Universidade divide a responsabilidade com todas as outras esferas da formação para o ensino superior. Atualmente, é um conjunto de Centros Universitários, Instituições privadas e até multilaterais que têm o mesmo propósito, nem sempre com o mesmo objetivo de formar o professor/pesquisador.

A responsabilidade de permitir e articular a formação continuada a partir de uma agenda cientifica integrada com os propósitos regionais, geralmente são  provenientes de lideranças intelectuais das Universidades Públicas e na Amazônia não é diferente.  Isso faz com que essas Universidade possam estabelecer metas claras para preencher as lacunas de formação, finaliza a pesquisadora.