SEINPE discute a formação do professor pesquisador na Amazônia

Na 14ª edição, o Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (XIV SEINP) reúne pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação para discutir a formação do professor pesquisador na Amazônia. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graudação em Educação (PPGE). A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

O SEINPE objetiva promover a divulgação e o debate sobre o conhecimento produzidos na área da pesquisa em Educação, destacando-se o enfrentamento dos problemas educacionais e a formação humano na Amazônia. É o que disse a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do evento, professora  Arminda Moura que dá credito de construção do evento aos alunos do PPGE pelo esforço e dedicação.

A professora Arminda Mourão afirma o compromisso do PPPGE em manter a continuidade do evento, uma vez que não houve no ano passado e, deseja um bom seminário, ressaltando a participação da turma do curso de Formação de Professores Indígenas.

Para diretora da Faculdade de Educação, professora Selma Baçal, acredita a formação do professor pesquisador está diretamente ligada as políticas da Faculdade de Educação, mas especificamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação que tem  com meta a formação do professor pesquisador.

Opinião

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Lourdes Benedita de Oliveira Lira, ressalta sobre a importância da realização do evento como elemento de abertura para a compreensão das problemáticas que envolvem os processos educacionais no contexto Amazônico. Ela ressalta que a diversidade cultural como um grande desafio a ser enfrentado para o aprimoramento dos processos da educação na sociedade.

Para a professora Munduruku, Kátia Barbosa Cardoso, que participa do XIV SEINPE, o seminário vem integrar seus conhecimentos. `Isso nos ajuda fazer a socialização, interculturalidade, tanto trazer quanto levar conhecimento da sociedade envolvente. Então, é muito importante a realização desse evento que dá suporte ao desenvolvimento de meu trabalho junto ao povo Munduruku´, finaliza a professora.

A professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Correa proferiu palestra de abertura, cujo tema foi `A formação do professor/pesquisador e o compromisso com o desenvolvimento humano e social´.