Acervo digital é tema do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias

Bibliotecários discutem aquisição de acervo digitalBibliotecários discutem aquisição de acervo digital

Debater a aquisição de Acervos Digitais para as bibliotecas universitárias é a temática do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias. O evento, realizado pela primeira vez em Manaus, teve início na manhã desta terça-feira, 26 e segue até amanhã, 27, no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).

Participaram da abertura do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, a diretora da Biblioteca Central da Universidade, professora Célia Simonetti e o presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, o bibliotecário Luiz Atilio Vicentini.

Profa. Márcia destacou a importância das bibliotecas para as universidades Profa. Márcia destacou a importância das bibliotecas para as universidades

Professora Márcia Perales, em pronunciamento, destacou a importância das bibliotecas universitárias para a formação não só dos estudantes de graduação e pós-graduação, mas também para todos os profissionais que precisam de constante atualização. “É por isso que a Ufam está investindo fortemente em nossas bibliotecas”, frisou a reitora, se referindo aos projetos de reestruturação das bibliotecas da Universidade.

A gestora informou que a Ufam cresceu muito nos últimos anos em razão do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o qual possibilitou à Universidade a expansão para o interiorLuiz Atilio Vicentini, presidente da CBBULuiz Atilio Vicentini, presidente da CBBU do Estado, através das unidades permanentes; a ampliação do número de cursos de graduação oferecidos na capital, bem como, o aumento da quantidade de vagas dos cursos já existentes. “Hoje, a Ufam abre perspectivas para 10 mil jovens com projeções muito otimistas no interior do Amazonas”, declarou, ao afirmar que a Ufam até 2006, disponibilizava 2.600 vagas nos cursos de graduação presenciais e passou para quase seis mil, após o processo de expansão.

Ainda de acordo com a reitora, essa nova realidade gerou desafios para a Instituição, como, por exemplo, a contratação de profissionais capacitados para atuar nos campi do interior do Amazonas. “Isso nos levou a criar estratégias para atender às demandas das nossas unidades”, explicou a professora Márcia, salientando o interesse da Ufam em obter um tratamento coerente para as universidades da região devido às singularidades da região. “Não é possível que a Amazônia seja trabalhada, que ela cresça, diante de um contexto com assimetrias demarcadas”, disse.

Professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central da UfamProfessora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central da Ufam

Para a diretora da Biblioteca Central da Ufam, professora Célia Simonetti, a importância do Encontro Norte está em conseguir promover o evento pela primeira vez no Amazonas e também pelo tema abordado. “Nós vamos discutir uma temática que é pertinente a todas as bibliotecas que é a questão da aquisição de e-books”, revelou. “Nós temos problemas para adquirir e-books porque o Tribunal de Contas da União (TCU) vem glosando essa aquisição porque se trata de um material muito novo. Nós vamos discutir uma dinâmica para negociar com o TCU esse processo de aquisição”, anunciou a diretora.

O presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, Luiz Atilio Vicentini, enfatizou que a biblioteca é um setor estratégico para as universidades. “Nós temos o papel fundamental no desenvolvimento de infraestrutura, de serviços nas universidades”, comentou.