Abertura oficial da primeira Conferência Internacional em Física Molecular, Polímeros e Física Material acontece nesta terça-feira, 26

O objetivo da Conferência é facilitar a troca de ideias em temas de interesse mútuo e estabelecer colaborações entre grupos de pesquisa com atividades complementares. O evento teve solenidade de abertura nesta, terça-feira, 26, no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT). A conferência é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física e ocorre até sexta-feira, 29.

Representando a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, no discurso da solenidade de abertura agradece o convite e parabeniza aos professores organizadores do evento. É uma satisfação acolher todos os pesquisadores provenientes do outras partes do país e fora dele, comenta o vice-reitor.

Para Hedinaldo Lima, a realização de um evento dessa natureza irá  enriquecer e alavancar novos diálogos entre as instituições de Ensino e Pesquisa e, com isso, possa contribuir para o desenvolvimento do ensino na graduação e na pós-graduação da Ufam.  

Ao final do discurso, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, desejou a todos um ótimo evento.  

É a primeira vez que a Ufam realiza um evento na área de Física. Há necessidade de maior abertura para os alunos de Pós-graduação, pois mantê-los sai bastante caro. Por outro lado, estamos isolados e eles não têm condições de custear viagens para participarem de eventos científicos fora do Estado. O Congresso Internacional é uma das opções que dará ao aluno, tanto de pós-graduação quanto de graduação, a oportunidade de interagir com pesquisadores em nível nacional e internacional, comenta o coordenador do Comitê Organizador, professor Puspitapallab Chaudhuri,

Por conta disso, o Congresso favorece o crescimento acadêmico, como também expandi o diálogo com outros pesquisadores do mundo.  Puspitapallab Chaudhuri, explica que o grande obstáculo é a falta de conhecimento da língua inglesa, mas isso é um desafio que deve ser superado, pois quanto mais dominarem uma língua estrangeira, mais informações estarão disponíveis nas pesquisas, destaca o coordenador.      

A Primeira Conferência Internacional sobre Molecular Física, Polímeros e Física Material é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Física (PPGFIS), entretanto, diz o coordenador, o evento não está direcionado a esta área de conhecimento, mas serão discutidos tópicos multidisciplinares de diversas áreas do conhecimento. A expectativa é grande e, estamos vislumbrando colaborações cientificas com outras instituições de pesquisa, relata o coordenador.  

O curso de Física, embora seja um dos mais antigos da Ufam não dispõe de um número significativo de pesquisas e publicações. A Conferência internacional traz pontos positivos, em razão do interesse dos alunos em participar efetivamente do evento, disse.         

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS), Edieliton Silva de Oliveira disse que estar muito contente com a realização do Congresso Internacional acontecer na Universidade. Segundo ele, o contato com  outros pesquisadores e professores de outras instituições de ensino e pesquisa traz novas perspectivas quanto ao desenvolvimento de estudos realizados na Universidade.

Na composição da mesa, estavam presentes o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, representando a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp),  a diretora do Departamento de Apoio a Pesquisa, professora Marlyn Carvalho de Vasconcelos, Diretor do Instituto de Ciencias Extas (ICE), professor Cícero Mota, Chefe do Departamento de Física, Marcílio Freitas e o coordenador do Comitê Organizador, professor Puspitapallab Chaudhuri,

Na programação, a palestra de abertura contou com a apresentação do professor da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos), Osvaldo Oliveira que discorreu o tema: `The role of physics in convergence of techologies: from reductionist approaches to `Big Data´.

    

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable