Festival Folclórico da Ufam chega a sua 11ª edição integrando a comunidade acadêmica

O tradicional Festival Folclórico da Ufam celebrou sua 11ª edição com o tema Lendas e Mitos Universais. O festival ocorreu no Centro de Convivência e contou com a participação da comunidade acadêmica e externa na última sexta (22).

Alunas de Filosofia apresentam "Teogonia"Alunas de Filosofia apresentam "Teogonia"Com objetivo de integrar e confraternizar discentes e servidores da Universidade, o Departamento de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários promoveu o 11° Festival Folclórico da Ufam. Nesta edição, Centros Acadêmicos de 11 cursos participaram do Festival com barracas de comidas típicas juninas, dentre os quais Ciências Naturais, Engenharia de Materiais, Enfermagem, Química, Geografia, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia e Fisioterapia. Desse total, seis CAs realizaram apresentações culturais, reis e rainhas, itens que a comissão formada por três professores do Curso de Artes avaliaram. As três melhores apresentações foram premiadas: Cabiotec (Centro Acadêmico de Biotecnologia) foi a primeira colocada com “Mitologia Hindu da Índia), em seguida Caqui (Centro Acadêmico de Química) apresentando “Taj Mahal” e por fim, com o tema Hallowen, o terceiro colocado foi o Cacien (Centro Acadêmico de Ciências Naturais).

Alunos do Cabiotec, apresentação "Mitologia Hindu da Índia" levou o primeiro lugar do festivalAlunos do Cabiotec, apresentação "Mitologia Hindu da Índia" levou o primeiro lugar do festival

As apresentações dos cursos foram avaliadas nos quesitos BarracaApresentação Cultural e Rei e Rainha. No primeiro item foi avaliada a qualidade da ornamentação produzida pelos CAs; a ‘Apresentação Cultural’, que deverá ser composta por 70% de acadêmicos matriculados na Ufam, teve duração estipulada em cinco e dez minutos e mostrar a habilidade dos brincantes ao apresentar sua lenda ou seu mito; no quesito ‘Rei e Rainha’ foram avaliados traje típico, desenvoltura e simpatia. O resultado foi divulgado após a apresentação da ‘Cabacinhos na Roça’ que tomou conta do salão pelo grande número de pares que participou da dança improvisada.

Para o aluno Henrique Souza já é um momento esperado pela comunidade acadêmica: “Assim como o Juufam, o festival folclórico é um evento que esperamos e que já pensamos na nossa apresentação, na disputa com os outros cursos. É também uma oportunidade pra reunir alunos de todos as áreas que também são nossos amigos, então vejo que tem uma importância dentro da Universidade e que deve continuar para promover essa integração em momentos de diversão para que possamos relaxar um pouco fora de sala de aula, mas dentro da Ufam”, comenta.

Confira mais fotos do Festival aqui