Estudo sobre estrutura de materiais poliméricos nanoestruturados é publicado na revista americana `Journal of Molecular Structure`

`Structural and morphological characterization of Poly(o-ethoxyaniline) Emeraldine-salt form using FTIR, XRD, Le Bail Method and SEM´ é o titulo do artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Física , de Adriano de Souza Silva, cujo objetivo foi  realizar um estudo da estrutura e morfologia do polímero sintetizado para a compreensão de suas propriedades estruturais, por meio de técnicas experimentais. A pesquisa teve orientação do professor Edgar Sanches, do Departamento de Física, durante o período de 2013/2014.

Publicado em Abril deste ano, o artigo apresentou resultado positivo com  sucesso no estudo sistemático para a determinação da estrutura desse material, o que foi  possível compreender a relação entre estrutura e propriedades, disse o pesquisador que considerou de suma  importância a realização da pesquisa, a qual deve constituir-se como elo para outros estudos com possibilidades de aplicação em novas tecnológicas que empregam polímeros nanoestruturados´.

De acordo com ele, o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente foi realizada uma síntese química polimérica da Poli(o-etoxianilina (POEA). As amostras em pó foram submetidas às técnicas de Espectroscopia de Absorção no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios X (DRX), Método de Le Bail,  Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e por fim Medidas de Condutividade elétrica, completa Adriano Silva

Na visão de Adriano Silva, apesar do grande número de pesquisas envolvendo polímeros semicristalinos nanoestruturados, são poucos os estudos que possuem um enfoque estrutural, principalmente através do uso de programas computacionais de refinamento estrutural. Além disso, comenta o pesquisador, ao analisar de modo coerente os resultados obtidos por meio de cada uma das técnicas empregadas foi possível propor uma estrutura adequada, contribuindo assim, com a comunidade científica, disponibilizando informações sobre esta classe de materiais em desenvolvimento.

Para o orientador, o professor Edgar Sanches que desenvolve a linha de pesquisa `estrutural de materiais poliméricos nanoestruturados´ junto  aos alunos dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e  de Pós-Graduação,a linha de pesquisa tem visado, principalmente, o estudo de polímeros condutores intrínsecos (Intrinsically Conducting Polymers – ICPs), os quais fazem parte de uma geração recente de materiais poliméricos que conduzem corrente elétrica sem a incorporação de cargas externas.

`Apesar das inúmeras aplicações tecnológicas nas quais eles já vêm sendo utilizados, ainda representam uma classe de materiais promissoras devido ao seu caráter semicristalino nanoestruturado, às suas propriedades elétricas e ópticas e às aplicações tecnológicas que ainda podem emergir. A caracterização estrutural polimérica permite o entendimento de suas estruturas moleculares e a correlação com suas propriedades físico-químicas, possibilitando a elucidação do arranjo regular desses materiais e a ampliação de suas aplicações tecnológicas´, frisa o professor.

O orientador destaca que a caracterização estrutural de materiais através do uso de programas computacionais de refinamento estrutural, como o refinamento de Rietveld e o Método de Le Bail, é uma rotina comum em pesquisas, porém, são poucos os pesquisadores que fazem uso dessa ferramenta no estudo de polímeros semicristalinos nanoestruturados.

Esta é uma linha de pesquisa que envolve além do professor Edgar Sanches, alunos e colaboradores, cujo foco é o refinamento estrutural que possibilite a utilização como ferramenta útil e rotineira na caracterização estrutural de materiais poliméricos.

Sobre o pesquisador

Adriano de Souza Silva é licenciado em Física (2014) pela Ufam com interesse em Física do Estado Sólido, caracterização estrutural de materiais e Cristalografia. Foi bolsista PIBID (2011-2014) e monitor no projeto Estação e Centro de Ensino de Ciências Casa da Física (2009-2012) o qual desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, foi selecionado para o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) em que pretende dar sequência ao projeto de iniciação, atuando na caracterização estrutural de polímeros semicristalinos nanoestruturados.

Acesse o link: http://www.journals.elsevier.com/journal-of-molecular-structure/