VIP recepciona acadêmicos do ICSEZ de Parintins

Ao todo, 40 alunos, sendo 37 do curso de Serviço Social e 3 de Educação Física, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins) estiveram conhecendo nesta sexta-feira, 22, as dependências do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Visitas da Ufam (VIP).

Entusiasmados e na expectativa de que a visita possibilitará absorver novos conhecimentos, os acadêmicos de Parintins tiveram contato com programas de pesquisa e de extensão da Ufam, permitindo-os desenvolver `um outro olhar´ sobre a Universidade. Segundo a professora e coordenadora do VIP, Célia Carvalho, a importância da visita de acadêmicos de outras unidades do interior, possibilita maior interação, aproximação e fortalecimento das relações entre acadêmicos e professores, como também conhecer melhor a instituição em que estudam.

A recepção, inicialmente, ocorreu no Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (LEDEHU), na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), setor sul, em que os acadêmicos puderam conhecer as pesquisas desenvolvidas para avaliação corporal. Em seguida, de acordo com o cronograma de visita, receberam explanação de um representante da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), sobre as ações voltadas para o mundo acadêmico, no auditório Eulálio Chaves.

Após a explanação, os acadêmicos almoçaram no Restaurante Universitário (RU) e, em seguida, durante o período vespertino, foram assistir amostra do cinema Francês exibido no Cine & Video Tarumã do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte. Finalmente, a visita acaba com a  recepção de alunos e professores do Curso de Serviço Social da sede.

A professora e coordenadora do curso de Serviço Social, Andreza Gomes Weil, acompanha o grupo de alunos que desde sexta-feira da semana passada, realizam visita junto as empresas Bemol, Petrobras e o Hospital Universitário Getulio Vargas (UHGV), para compreender todo a dinâmica do trabalho nessas Instituições. A prática de campo faz parte da disciplina `Trabalho e contemporaneidade´, oferecida no quarto período do curso de Serviço Sociais.

`É importante para os alunos conhecer tanto a área profissional quanto as práticas desenvolvidas no mundo do trabalho´, disse a professora.

Para o acadêmico do 4º período do curso de Serviço Social, João Afonso Reis dos Santos, 18, a interdisciplinaridade das duas áreas de conhecimento, Serviço Social e Educação Física, entende que é possível a construção de novos paradigmas. Ele que já conhecia a sede ficou impressionada quanto a funcionalidade da Instituição, principalmente os programas de pesquisas, pois apenas conhecia a estrutura física da Ufam, mas não os ambientes internos.

Carolina Lima Siqueira, 19, acadêmica do curso de Educação Física, que participou das últimas edições dos Jogos Universitários da Ufam (JUUFAM) disse que também conhecia a estrutura física, entretanto, ao conhecer o Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamd), da FEFF, ficou impressionada com o tratamento realizado aos deficientes e pessoas especiais. `Seria interessante que fosse aplicado essas ações em nossa Unidade`, finaliza Carolina Lima.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando ações e atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social.