Revista científica PLOS ONE publica tese sobre incidência e causas de parada cardíaca e mortalidade em pacientes geriátricos

Na 8ª edição, a revista americana PLOS ONE, publica a tese "Incidência de parada cardíaca em mortalidade em pacientes geriátricos durante a anestesia em Hospital Universitário de atendimento terciário no período de 15 anos", do professor da Faculdade de Medicina, Juscimar Carneiro Nunes.

O estudo foi resultado da tese de Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre Ufam e Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Botucatu), cujo objetivo foi avaliar a incidência, os fatores desencadeantes e as causas de parada cardíaca e de óbito em pacientes geriátricos nas salas de operação e de recuperação pós-anestésica em hospital de ensino de atendimento terciário, no período de 15 anos.

O artigo apresenta subsídios para a prevenção de eventos adversos em pacientes geriátricos. De acordo com o professor adjunto da disciplina Anestesiologia Clinica do departamento de Clinica Cirúrgica, o envelhecimento da população brasileira acompanha a tendência internacional, sendo que a idade aumenta o risco de parada cardíaca e óbito durante o procedimento anestésico-cirúrgico.

Segundo o pesquisador, a literatura é escassa em relação aos dados de incidência e causas de parada cardíaca e mortalidade nessa faixa etária, o que se torna relevante para a avaliação epidemiológica para tais eventos na população geriátrica. Nesse sentido, o estudo contribui para o melhor entendimento de fatores e causas que levam à parada cardíaca e ao óbito no grupo de pacientes geriátricos durante o ato anestésico-cirúrgico. Contribui ainda para estabelecer o desenvolvimento de estratégias preventivas para diminuição dos eventos adversos durante o perioperatório.

De acordo com ele, a incidência de parada cardíaca nas salas de operação e de recuperação pós-anestésica foi identificada prospectivamente a partir de um banco de dados. "Foram realizadas 18.367 anestesias em pacientes geriátricos durante o período do estudo e coletados dados demográficos dos pacientes, local de ocorrência, classificação do estado físico segundo a American Society of Anesthesiologists (ASA), tipo de atendimento, procedimento anestésico, clínica cirúrgica, fatores desencadeantes e desfechos", disse o pesquisador.

O pesquisador relata que todas as paradas cardíacas e óbitos foram agrupados segundo o fator desencadeante, totalmente relacionada à condição/doença do paciente, à cirurgia, e parcialmente relacionada à anestesia. "O principal fator desencadeante de parada cardíaca e óbito intraoperatório foi a condição/doença do paciente (p=0,03). Ocorreram seis paradas cardíacas relacionadas à anestesia, uma como fator principal e, em cinco, a anestesia foi fator contributivo. Houve três óbitos parcialmente relacionados à anestesia. As principais causas de parada cardíaca relacionadas à anestesia foram decorrentes de problemas no manuseio de vias aéreas e de fármacos administrados", comentou ele.

Carneiro disse que a população amazonense não foge da tendência nacional e mundial do envelhecimento populacional, e será cada vez mais frequente a ocorrência de doenças que necessitaram de procedimentos cirúrgicos nesta faixa etária. "Temos que avançar em termos científicos internacionais, o termo Fator de Impacto de uma publicação evidencia o nível de importância dos periódicos que possuem no mundo cientifico, sem falar da importância local no CAPES e CNPQ", finalizou o professor.

Acesse o link: http://www.plos.org/