CPPAD lança manual sobre Processos Administrativos Disciplinares

Prof. Cyrino Júnior, autor do Manual Prático da CPPADProf. Cyrino Júnior, autor do Manual Prático da CPPADA Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares da Ufam (CPPAD) está disponibilizando a partir desse mês o Manual Prático de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares, um guia de fácil compreensão sobre como realizar um processo administrativo disciplinar dentro da Universidade.

De acordo com o Diretor Executivo da Ufam e também ex-coordenador da CPPAD, professor José Dantas Cyrino Júnior, o Manual Prático vem atender a necessidade dos membros da comunidade universitária e da CPPAD, os quais necessitavam de orientações sobre como proceder nessa área. “O manual é muito didático. Ele vai auxiliar o trabalho dos membros das comissões que são oriundos de diversas unidades acadêmicas e, por isso, precisam de informações na área de Direito Disciplinar para atuar”, disse o diretor.

Segundo o professor, a elaboração do Manual Prático foi uma determinação da resolução do Conselho Administrativo da Ufam (Consad) que implementou a CPPAD. Além do Manual, o documento estabelecia a criação do regimento interno da Comissão e o oferecimento de cursos de formação ou atualização para os integrantes da CPPAD como forma de subsidiar tecnicamente o trabalho das equipes, os quais já foram atendidos. “Nós já fizemos alguns treinamentos com os componentes que estão atuando”, informou o professor.

Exemplar impresso do Manual Prático disponível na DirexExemplar impresso do Manual Prático disponível na DirexAinda conforme o diretor executivo da Universidade, a Ufam insere todos os processos disciplinares no sistema online da Controladoria Geral da União, o CGUPAD. “É um sistema nacional da CGU que controla todas as atividades da Ufam relativas à questão disciplinar, por meio dele a CGU acompanha prazos, controla as estatísticas e emite relatórios. É tudo transparente”, destaca.

O diretor afirma que é preocupação e compromisso da administração superior apurar todos os casos de desvio de conduta dos servidores apresentados à Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares. “A Ufam cresceu muito e com isso o volume de questões disciplinares também. Por isso, a reitoria enviou para o Conselho Administrativo, em 2011, a proposta de criação da CPPAD. Todos os casos denunciados são averiguados pela Comissão”, salientou.

O Manual Prático de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares está disponível (em anexo) a todos os membros da comunidade acadêmica da Ufam na sala da Diretoria Executiva (DIREX), localizada no 1º andar do Centro Administrativo, Setor Norte do campus universitário.