PPG em Serviço Social promove seminário para discutir acordos internacionais

Professora Cristiana Bonfim Fernandez e professor Naziano FilizolaProfessora Cristiana Bonfim Fernandez e professor Naziano Filizola

Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) realizou na manhã desta quarta-feira, 13, o Seminário de Cooperação Internacional com o intuito de conhecer a experiência de PPGs que mantenham acordos de cooperação com universidades do exterior. O evento dará suporte para que o PPGSS desenvolva parcerias próprias.

Prof. Naziano Filizola apresentou as políticas institucionais da UfamProf. Naziano Filizola apresentou as políticas institucionais da Ufam

De acordo com a coordenadora do PPGSS, professora Cristiane Bonfim Fernandez, o PPGSS está iniciando o debate junto aos membros do Programa com o propósito de em breve estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa no exterior. “O objetivo é exatamente a troca de conhecimento, de experiência, que possibilite o desenvolvimento melhor no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão,” informa a professora.

Segundo a coordenadora do Programa, o Seminário é importante para conhecer a experiência de outros PPGs da Ufam na área de internacionalização e, dessa forma, permitir que o PPGSS inicie a realização dos acordos de cooperação internacional. “Nós trouxemos o professor Gary Spolander, da Convertry University, o professor Henrique Pereira, do PPGCSA, e a professora Marilene Correa, do PPGSCA, que possuem essa experiência de cooperação internacional em seus programas”, disse.

Além dos professores dos PPGs, o Seminário contou também com a participação do professor Naziano Filizola, assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, o qual abordou as políticas institucionais em relação à internacionalização dentro da Universidade.  “A internacionalização é uma realidade e depende de todos na Universidade para que ela se concretize”, enfatizou.

Ainda conforme o assessor da Arii, a globalização econômica demanda das universidades profissionais capacitados para atuar nesse novo contexto, a interculturalidade, ou seja a  capacidade de interagir com culturas distintas, é o grande fator responsável pela internacionalização.

Prof. Gary Spolander propõe parceria com o PPGSSProf. Gary Spolander propõe parceria com o PPGSS

O professor da Convertry University, professor Gary Spolander, apresentou a trajetória de cooperações internacionais mantidas pela universidade. O palestrante destacou a importância desses acordos para os membros da comunidade acadêmica. O professor manifestou o interesse em estabelecer parceria com o PPGSS.

Prof. Henrique Pereira relata a experiência do PPGCASAProf. Henrique Pereira relata a experiência do PPGCASAProfessor Henrique Pereira, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), expôs uma análise dos acordos internacionais firmados pelo programa nos últimos cinco anos. O professor relatou dificuldades e vantagens em estabelecer essas parcerias.  “É preciso ter professores e estudantes que se capacitem, estejam interessados e disponíveis para fazer esse tipo de trabalho”, comentou o coordenador ao citar a barreira idiomática como um dos principais obstáculos para os programas de intercâmbio institucionais.

Entre as vantagens, o professor do PPG com parcerias estabelecidas em diversos países da Europa alistou a possibilidade de agregar competências e chegar a desenvolver trabalhos de pesquisa em conjunto. “O grande trabalho é chegar nesse momento de se tornarem grupos interinstitucionais, capazes de levantar financiamento e trabalhar as pesquisas”, revelou. “O coroamento é quando as cooperações conseguem divulgar os resultados publicando livros e artigos”, finalizou.