Conferência Internacional sobre Estatística e Análise de Risco interage pesquisadores de diversas áreas do conhecimento

A conferência tem como principal objetivo contribuir para a exploração e divulgação de temas relevantes e atuais para a comunidade científica  Amazônica. A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira 13, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.

Na ocasião, representando o Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) professor Neliton Marques da Silva, o coordenador do Programa de Pós–Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCFA), professor Maciel José Ferreira, disse que a realização do evento é uma oportunidade de interagir com os pesquisadores da área de Estatística nos seus diferentes ramos de conhecimento.

Para o coordenador, a participação dos discentes e dos docentes no processo de aquisição do conhecimento durante o evento, facilitará a utilização dessa ferramenta adequando-a as práticas de cada área de pesquisa. `Então, a interação com esses pesquisadores, nesse sentido, traria maiores ganhos e, tenho incentivado os nossos estudantes e professores, a estarem participando efetivamente da conferência´, completa.

Segundo ele, existem grandes lacunas quanto ao desenvolvimento dos recursos humanos em nosso Estado, principalmente em nível de doutorado. Por conta disso, incentivar a formação de recursos humanos, qualificando em programas de mestrado e de doutorado para o avanço da pesquisa, do conhecimento na região é algo extremamente importante, frisa.

O coordenador do Comitê Organizador da Conferencia, professor Roberval Lima disse que os temas abordados são definidos em duas linhas de pesquisa: Estatística Experimental e Analise de Risco. De acordo o coordenador, o compartilhamento do conhecimento é de extrema importância, principalmente para a comunidade universitária.

Roberval Lima afirma que os eventos que se repetem no dia a dia, como  enchentes, secas, dentre outros, podem ser modelados, como também    medidas meticadoras a partir da previsão do acontecimento desses eventos que seria a aplicação das técnicas de análise de risco.

A estrutura do encontro contempla sessões convidadas, sessões livres com comunicações orais e em pôster, minicursos e sessão de debate. Nesta edição, serão discutidas, motivadas e incentivadas todas as vertentes de investigação cientifica nas áreas envolvidas, comenta Roberval Lima.

De acordo com o coordenador, na concretização do encontro está patente a perspectiva do estabelecimento de protocolos entre universidades e centros de investigação brasileiros e estrangeiros, para além da elaboração de propostas com vista à organização de projetos internacionais, frisa Roberval Lima.

Na composição da mesa de abertura, além do coordenador do PPGCFA da Ufam do Comitê Organizador, professor Roberval Lima, estavam presentes a professora da Universidade Aberta de Portugal (UAP), Tereza Oliveira, o diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônica Ocidental), Luiz Marcelo Brum Rossi e o presidente do ISI-CRA (Internacional Statistical Institute-Committee on Risk Analysis).