Curso de Agronomia do ICET recebe doação de equipamentos

A partir deste mês, os alunos do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/Ufam/Itacoatiara), passarão a utilizar mais dois equipamentos nas aulas de campo. Trata-se de dois penetrômetros de impacto que foram doados pela empresa paulista, KAMAQ Máquinas e Implementos agrícolas LTDA.

Para o professor Christiano Arraes que realizou a mediação junto a empresa disse que é interessante o contato do alunos com os novos equipamentos. O professor comentou ainda sobre a importância das parcerias entre universidades e empresas. “Empresas como a KAMAQ, cuja bandeira visa o desenvolvimento econômico da nação,  vê nestas práticas uma forma de cumprir sua responsabilidade social. Isso é bom para a empresa, uma vez que, os alunos já saem da Universidade capacitados a lidar com essa tecnologia, utilizada em larga escala no mercado de trabalho”, comenta o professor.

Arraes garante que `os equipamentos serão úteis para detectar que profundidade encontra-se a camada compactada em um determinado terreno. Assim, pode-se com segurança e economia, determinar a  profundidade e de como deve ser feito o tratamento no solo,  proporcionando aos alunos a vivência de campo, exigência cobrada quando estes se tornam profissionais´.

A aluna do 4º período do curso de Agronomia, Adriana de Lima, já esta manipulando um dos equipamentos doados. “Essa é a primeira vez que tenho contato. A chegada dos equipamentos é um incrível ganho para os alunos do curso, pois, eles sairão daqui familiarizados com essa tecnologia”, finaliza a aluna.