Minicurso dá inicio à Conferência Internacional sobre Estatística e Análise de Risco

A conferência objetiva contribuir para a exploração e divulgação de temas relevantes e atuais para a comunidade científica da Amazônia, cuja programação teve inicio nesta terça-feira (12) com a realização do Minicurso I: análise exploratória e modelação com R, ministrada pela professora Teresa Oliveira, da Universidade Aberta de Portugal (UAB) e do Centro Estatístico e Aplicações da Universidade de Lisboa (Ceaul). O evento ocorre até sexta-feira (15), e terá solenidade de abertura nesta quarta-feira (13).

Para a professora Teresa Oliveira, o minicurso possibilita ao aluno compreender uma técnica de estatística, a partir do software aplicável, acompanhado de material de apoio, com tradução em português. Segundo a professora, esse método é bastante simples de utilizar.

De acordo com ela, anteriormente, era usado o Process & Storage Sound (PSS) nos mestrados e licenciaturas, o que envolvia um custo muito alto para os alunos. A modelação com R é gratuita e dá suporte a uma rede de investigadores atualizando as novas versões e pekds. O minicurso é considero  básico e esta voltado para as pessoas que tem algum conhecimento de estatística. Não tem pré-requisito, enfatiza.

Tereza Oliveira disse que existem coisas do dia a dia que podemos aplicar o método. Na área de comunicação/jornalismo, por exemplo, o cálculo do Tempo Médio de uma entrevista, envolvendo dez pessoas, é possível realizar uma análise, uma estimativa da distribuição de serviço durante um determinado tempo. Nesse sentido, a estatística se aplica em qualquer sistema de analsie, completa a professora.

Nesse sentido, Tereza Oliveira considera importante o processo de aprendizado, pois a partir daí, é possível desenvolver pesquisa para que possam melhorar e ajudar na tomada de decisão de muitas ações correntes do dia a dia, tomando como exemplo, a prevenção das cheias da região Amazônica, surtos de doenças, entre outros, evitando assim, danos maiores.

Graduanda em Ciências Florestais pela Ufam e, atualmente, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais (PPCF) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Karen Cristina Pires da Costa, concentra muita expectativa no aprendizado de algumas técnicas que possam ser utilizadas nas pesquisas do PPCF. Eu já venho trabalhando com análise em R e quero aperfeiçoar todo o conhecimento relativo a ela, completa.

A Conferência é realizada no âmbito da Comissão de Análise de Risco do Instituto Internacional de Estatística (sigla em inglês ISI-CRA), em que   previstos conferencistas de países como Grécia, Chile, Portugal, Brasil entre outros. Nesta edição, o evento é promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAB) e Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL).

A Conferência conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) e apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Paulista (Unip). As inscrições podem ser feitas no site http://stat_am.cpaa.embrapa.br/