Projeto do Icomp é premiado no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS)

Autoras comemoram prêmio para o relatoAutoras comemoram prêmio para o relato

A professora do Instituto de Computação da Ufam, Tayana Conte, recebeu o prêmio de melhor relato de experiência no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), ocorrido entre os dias 4 e 8 de agosto, em Santa Catarina, com o trabalho ‘Avaliando a qualidade de um aplicativo web móvel através de um teste de usabilidade: um relato de experiência’. Ao avaliar a conquista, a professora disse: “Esse prêmio consagra as pesquisas realizadas no PPGI/Ufam”.

Segundo a orientadora, que apresentou ainda trabalhos técnicos em parceria com outros pesquisadores, e a tese de doutoramento no XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, um relato de experiência consiste num artigo de alta qualidade descrevendo e analisando a aplicação de processos, métodos ou ferramentas de qualidade de software. “Nessa descrição, é preciso contextualizar a experiência e mostrar os resultados obtidos e lições aprendidas, em uma experiência prática com contribuição para a indústria de software", explicou a professora.

O relato que ganhou o prêmio descreveu a avaliação de usabilidade de um aplicativo educacional voltado para tablets (dispositivos móveis já popularizados). Esse aplicativo foi desenvolvido pela empresa Samsung, que teve acesso aos resultados, e a avaliação foi feita numa disciplina do projeto Pro-Mobile. “Foi uma experiência executada pelos alunos da disciplina, mas o artigo é de autoria, principalmente, das doutorandas Natasha Valentim e Jacilane Rabelo e do aluno de mestrado Williamson Silva”, disse Tayana.

Testes de usabilidade em aplicativos de web móvel

Momento da conquista no SBQS 2014Momento da conquista no SBQS 2014As motivações dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) para investigar esse tema foram duas: o próprio projeto Pro-Mobile, o que facilitou o acesso ao instrumental de pesquisa, e a o crescente uso de aplicativos de web móvel. “Hoje em dia esses são os aplicativos mais utilizados e, consequentemente, os mais estudados em termos de melhoria da qualidade, usabilidade e experiência dos usuários”, acrescentou.

40 voluntários realizaram testes em quatro tablets. Eles executaram algumas atividades consideradas relevantes para usuários do aplicativo. Durante o procedimento, os monitores anotavam se o participante apresentava dificuldades. Após o uso, os voluntários responderam um questionário com perguntas sobre o aplicativo, o qual foi analisado pelos pesquisadores. “Com o trabalho, os testes de usabilidade são incentivados entre empresas de software, o que aumenta a qualidade dos aplicativos quando alcançarem o mercado”, finalizou a professora

Saiba mais sobre o SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). Ele tem o objetivo de reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software. O Simpósio também favorece o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, e entre indústria e usuários, sobre tendências em termos de métodos, técnicas, ferramentas de software, evidências e experiências práticas da área de Qualidade de Software.

O SBQS tornou-se um fórum em que a comunidade científica e a indústria da área de software se encontram para compartilhar experiências, discutir problemas e soluções da área de qualidade de software e estabelecer novas parcerias. O evento é composto de palestras técnicas da academia e de relatos de experiência da indústria, além de minicursos e da presença de palestrantes de reconhecido destaque na área de Qualidade de Software.

Trabalhos Técnicos da Ufam aprovados no Simpósio

1. Usando PABC-Pattern para Codificar o Conhecimento: Um estudo Experimental, de Jacilane Rabelo (Ufam), Davi Viana (Ufam), Gleison Santos (Unirio), Tayana Conte (Ufam);

2. Usando Análise de Redes Sociais para Investigar a Disseminação do Conhecimento em Melhorias de Processos de Software, de Tayana Conte (Ufam).

Relatos de Experiência da Ufam aprovados no evento

1. Aplicando Design e Avaliação de Usabilidade para Melhorar a Qualidade de um Aplicativo Web Móvel, de Luis Rivero (Ufam), Raquel do Valle (Ufam), Tayana Conte (Ufam);

2. Avaliando a qualidade de um aplicativo web móvel através de um teste de usabilidade: um relato de experiência, de Tayana Conte (Ufam);

3. Contribuições à Qualidade de um Produto com Testadores de Diferentes Perfis: Um Relato de Experiência, de Arilo Dias Neto (Ufam).

XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software

1. Estratégia de Apoio à Seleção de Técnicas para Elicitação de Requisitos (dissertação de mestrado), de Renata Rêgo (Ufam);

2. Facilitando a Aprendizagem Organizacional em Melhorias de Processo de Software (tese de doutorado), de Tayana Conte (Ufam);

3. Proposta para Teste de Usabilidade para Aplicações Móveis no Contexto de Computação Ubíqua (dissertação de mestrado), de Arilo Dias Neto (Ufam).

Com informações do portalhttp://sbqs2014.tmp.br/sobre-o-sbqs/338