Professor Ibsen Noronha lança ‘História do Direito Brasileiro’ na Ufam

Somente em agosto, um dos autores da ‘História do Direito Brasileiro’, professor da Universidade de Coimbra Ibsen Noronha, realiza cinco lançamentos da obra no Brasil, entre elas, Manaus. A Ufam foi a primeira universidade a recebê-lo para a palestra ‘Da História do Direito como uma das belas artes’, ocorrida no último dia 4, na Faculdade de Direito (FD). Antes de ser iniciada a palestra, o Coral Vozes da Ufam, parte da Orquestra de mesmo nome, apresentou músicas regionais e de composições do professor e maestro Adelson Santos.

O anfitrião, professor Sebastião Marcelice, recebeu o autor com elogios sobre sua capacidade intelectual e seu espírito culto, atributos que o conduziram à Universidade de Coimbra. O diretor da FD destacou ainda que a temática abordada no livro está inserida na grade da Ufam em duas disciplinas, Introdução ao Estudo do Direito e Hermenêutica. “Fico muito feliz porque a Ufam foi escolhida sediar tal lançamento, especialmente de um escritor que é filho de uma amazonense nascida em Benjamin Constant”, frisou, garantindo que um exemplar da obra fará parte do acervo da Ufam.

Escrever uma obra histórica, na avaliação de Ibsen Noronha, é uma verdadeira missão para se formar os novos juristas brasileiros. “Vamos divulgar esta obra como mancha de azeite, de forma simples e constante entre os alunos e professores das universidades”, disse o professor. A História do Direito é indispensável para que os juristas reflitam sobre o direito praticado hoje no Brasil, pois é ela que explica, entre outros temas, quando e como o pensamento jurídico positivista [baseada nos códigos do ordenamento] se consolida. Segundo Ibsen, essa história pode ser dividida em História das fontes do Direito, História das instituições e História do pensamento jurídico.

“O que se estuda nas universidades é o que gera novos profissionais”, destacou o professor Ibsen. Com o livro, será possível, por exemplo, o esclarecimento de temas como a liberdade dos índios no Brasil nesses mais de 500 anos, segundo o olhar jurídico. “O nosso Direito é fruto de uma construção histórica que remonta do Corpus Juris Civilis [do Direito Romano] e passa pela Idade Média e suas concepções de lei divina e moralidade”, explicou o autor.

Sobre o livro

A obra é fruto de uma parceria com os professores Figueiredo Marcos, catedrático da Universidade de Coimbra, e Mathias de Souza, docente aposentado pela Universidade de Brasília (UNB), onde lecionou História do Direito Brasileiro por mais de duas décadas.O objetivo é servir à Ciência jurídico-histórica, pois, segundo os autores, há ainda uma lacuna na bibliografia histórico-jurídica brasileira. O trabalho busca atualizar e sistematizar a História do Direito Brasileiro e dar, com isso, uma contribuição para a Ciência Jurídica.

Divido em três momentos [Direito no Brasil Colônia, no Brasil Império e na República], o livro revela um panorama das questões relevantes para a construção do ordenamento jurídico vigente. Tal ordenamento leva em conta, assim como ‘uma bela arte’, as liturgias, solenidades e linguagens do Direito, revelando assim, como se constitui, inclusive, seu sentido estético derivado do bom e do justo, mas também do belo.

O livro foi publicado pela Editora Forense, em abril de 2014. Possui mais de 600 páginas e a sua capa é ilustrada por uma figura de Debret representando a chegada dos desembargadores da Casa de Suplicação ao Tribunal. A importância da obra dependerá, segundo o autor, do tempo, ao passo que é lida, seu valor cultural e histórico será cada vez maior. Além do destacado aspecto histórico, o livro traz imersões na Literatura e da Ciência Política.

Sobre o autor Ibsen Noronha

Formado em Direito pela UnB, Noronha sempre demonstrou grande inclinação para os estudos históricos, o que se revelou na dissertação do mestrado que cursou na Universidade de Coimbra, cujo tema era o Direito no Brasil Quinhentista. De volta ao Brasil, passou a lecionar a disciplina História do Direito Brasileiro na UnB, sendo convidado, após dois anos, para ser assistente na disciplina História do Direito Português em Coimbra.