Ufam sedia III Colóquio de Matemática da Região Norte

Promover a divulgação da Matemática apresentando resultados de pesquisa e experiências de ensino na área é um dos objetivos do III Colóquio de Matemática da Região Norte que acontece entre os dias 13 e 17 de outubro, nas dependências do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) vem promovendo, em parceria com instituições de ensino superior, a realização de Colóquios de Matemática nas cinco grandes regiões do Brasil.

Estes eventos têm sido meios para divulgar e consolidar a pesquisa em Matemática pelas regiões e também para discutir e avaliar as causas e consequências dos sérios problemas atuais do ensino da Matemática no Brasil, em todos os níveis, sob a óptica das peculiaridades regionais.

Espera-se ampla participação de alunos e professores, principalmente da Região Norte, que se interessem por Matemática e queiram participar de atividades como minicursos, palestras, mesas redondas, sessões técnicas e da I Jornada de Iniciação Cientifica da Região Norte.

O evento conta com a participação de estudantes do ensino médio, de graduação (licenciaturas e bacharelados) e de pós-graduação em Matemática e de áreas afins,  professores da rede publica de ensino fundamental, médio e superior dos sete Estados da Região Norte e de outras regiões do país.

Na Região Norte foram realizadas duas versões do evento: o primeiro ocorreu em Belém (2010) e o segundo em Santarém/UFPA, (2013).

Mais informações pelo site: http://www.sbm.org.br/coloquio_norte_3/