Pé-de-Pincha realiza oficina de elaboração da cartilha de HQ em Parintins

Professores de Parintins participaram, nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, da oficina de elaboração da cartilha em história em quadrinhos promovida pelo programa Pé-de-Pincha no auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-Parintins).

A oficina foi realizada pelos professores da Ufam, Paulo Henrique de Oliveira e Aldeniza Cardoso, e pela educadora ambiental Ruth Teixeira. A equipe segue no próximo dia 5 para o município de Oriximiná, no Pará, e depois para Barreirinha, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, onde concretiza a oficina com a elaboração de 14 cartilhas produzidas pelos professores e comunitários dos três municípios.

O professor Paulo Henrique, coordenador do programa Pé-de-Pincha em Parintins, destaca o envolvimento dos acadêmicos dos cursos de Arte, Zootecnia e Jornalismo, em direcionar os professores e comunitários das comunidades de Valeria, Marituba, laguinho, Parananema, Terra Preta e a Escola de Arte do Caprichoso, a Universidade do Folclore do Boi Bumbá Garantido para a elaboração das cartilhas.

A professora Aldeniza Lima, coordenadora de Educação Ambiental do programa Pé-de-Pinha, destaca a importância da oficina, desenvolvida de maneira a construir espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento sobre os principais temas socioambientais relacionados aos quelônios.

De acordo com a educadora ambiental Ruth Teixeira, o objetivo da formação é possibilitar aos alunos da rede pública de ensino o conhecimento socioambiental, a fim de que eles interajam para a conservação dos quelônios. Além disso, é relevante incentivar os alunos a expressarem as ações de aprendizagem para a composição e a elaboração das cartilhas da segunda série do pinchinha.