Ufam participa do III Workshop de Tecnologia Social

Discutir temas relativos às interfaces entre Ciência e Sociedade é o objetivo principal do III Workshop de Tecnologia Social cujo tema é `Participação Social e Desenvolvimento Regional na Amazônia´. O evento ocorre até terça-feira, 5, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul. Na solenidade de abertura, representando a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Márcia Perales, contou com a presença da Pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves. O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

Na ocasião, a Pró-Reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, disse que a realização da terceira edição do Workshop de Tecnologia Social representa um avanço significativo de esforço que o Inpa apresenta em seguir firmemente essa trilha, pois, segundo ela, existe outra razão que é própria temática: Tecnologia Social.

Socorro Chaves entende que discutir tecnologias sociais que associam o conhecimento técnico-científico e o das populações tradicionais e locais significa um reposicionamento estratégico da Ciência, Tecnologia e das Práticas de Inovação na Região. A pró-reitora disse ainda que, o movimento desenvolvido pelo Inpa a partir dessa temática, não é isolado e tem junto a Ufam e outras Instituições de Ensino e Pesquisa preocupadas com o desenvolvimento socioeconômico da Região.

A pró-reitora assegura que, `a Ciência se volta para perceber a importância de seu papel no processo de desenvolvimento com sustentabilidade na Região Amazônica e que ela busca produzir elementos qualificados de informações para subsidiar a elaboração de políticas públicas de superação das condições de pobreza e vulnerabilidade social e ambiental que a região enfrenta.´

A professa disse ainda que estar feliz por está acontecendo o evento na Ufam. “Ampliar a rede de relacionamento para que todo trabalho desenvolvido neste evento seja não somente difundir, publicizado e socializado entre os participantes, como também seja levado as comunidades e empreendedores sociais para construção de novas experiências e práticas no fortalecimento da  sustentabilidade e do desenvolvimento regional, frisa.

Representando o diretor do Inpa, Adalberto Val, o diretor substituto, Estevão Monteiro de Paula, disse que o momento é de reflexão sobre os quatros anos que a instituição vem desenvolvimento com a temática, em que percebe novo posicionamento e de aproximação junto a sociedade. Durante os 60 anos de produção cientifica, a necessidade de incorporar o elemento humano resultou na realização do  Workshop de Tecnologia Social.

`É necessário a união de todos e que cada incorpore a Ciência e Tecnologia no que produz sem o qual não é possível fazer um grande desenvolvimento, finaliza o diretor substituto.